Presidente libanês vira alvo de críticas ao distribuir entre guarda-costas chá doado a vítimas de explosão

País recebeu 1.600 quilos de produto do Sri Lanka após tragédia que deixou 190 mortos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Beirute | AFP

O presidente do Líbano, Michel Aoun, recebeu duras críticas nas redes sociais na terça (8) após a revelação de que 1.600 quilos de chá doados pelo governo do Sri Lanka para vítimas da megaexplosão no porto de Beirute foram distribuídos entre as famílias de seus guarda-costas.

O Sri Lanka, como o Brasil, foi um dos vários países que ofereceram ajuda ao Líbano após o incidente em 4 de agosto que deixou 190 mortos, mais de 6.000 feridos e 300 mil desabrigados.

O presidente do Líbano, Michel Aoun, discursa durante celebração do centenário do país
O presidente do Líbano, Michel Aoun, discursa durante celebração do centenário do país - Dalati Nohra - 30.ago.2020/Reuters

Quando questionado por jornalistas o que foi feito com a doação, o gabinete de Aoun disse que “o chá foi um presente recebido pelo Exército e distribuído para as famílias dos soldados na guarda presidencial”.

O presidente foi criticado no Twitter, em mensagens acompanhadas das hashtags “ladrão de chá” e “chá de Ceilão”. Paula Yacoubian, uma ex-deputada que renunciou após a explosão, disse que “o chá foi enviado aos libaneses, em especial aos afetados pela explosão". "É claro que não era um presente para quem não precisava. Distribuir mantimentos à sua comitiva é vergonhoso.”

O escândalo foi revelado um dia depois de o Exército anunciar que estava em posse de outro carregamento de ajuda humanitária que ainda não foi distribuído.

Em agosto, a Mauritânia enviou uma remessa de 12 toneladas de peixe ao Líbano, mas o alimento não foi entregue aos moradores de Beirute. Nesta segunda (7), o Exército disse que recebeu o peixe e o guardou “em um local seguro, de acordo com normas sanitárias”.

No Twitter, uma libanesa fez piada com a situação: “O palácio presidencial convida todos para um almoço de graça no domingo. Bufê aberto de peixe da Mauritânia e open bar de chá de Ceilão”.

Após a explosão, o Líbano enfrentou protestos contra o governo do primeiro-ministro Hassan Diab, que anunciou a renúncia coletiva de seu gabinete e prometeu novas eleições.

Os manifestantes também pediram a saída de Aoun após a revelação de que o político fora alertado do risco que o nitrato de amônio representava para Beirute duas semanas antes da tragédia.

Em 31 de agosto, Aoun nomeou um novo primeiro-ministro, o embaixador Mustapha Adib, eleito pelo Parlamento após um acordo mediado pelo presidente francês, Emmanuel Macron.

Adib prometeu reformas imediatas para garantir um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.