Descrição de chapéu Coronavírus

Um dia após reforçar restrições, Reino Unido registra maior alta diária de casos de Covid desde maio

Governo pediu que pessoas trabalhem de casa e limitou horário de bares e restaurantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

No dia seguinte ao anúncio de novas medidas de restrição, o Reino Unido registrou o número diário mais alto de infecções por Covid-19 no país desde 1º de maio.

Os dados desta quarta (23) indicam 6.178 novos casos. Houve também 37 mortes de pessoas que tiveram diagnóstico positivo recente para coronavírus.

Desde o começo da pandemia, o Reino Unido soma 409.729 contágios e 41.862 óbitos relacionados à doença, o maior número de vítimas da Europa.

O premiê Boris Johnson, durante sessão do Parlamento britânico, em Londres - Jessica Taylor/Parlamento do Reino Unido/AFP

Na terça (22), o premiê Boris Johnson pediu aos britânicos que voltem a trabalhar de casa sempre que possível e ordenou a bares e restaurantes que passem a fechar às 22h. Escolas e universidades seguirão abertos.

O uso de máscaras será fiscalizado com mais rigor, com multas que podem chegar a 200 libras (cerca de R$ 1.420) para quem não utilizar o item de proteção.

Para negócios que não exigirem o uso de máscara em suas dependências, a punição pode superar 10 mil libras (R$ 70,8 mil) e provocar até mesmo o fechamento do local.

Boris disse que provavelmente as medidas deverão durar seis meses. Em setembro, o país entra no outono, estação que marca o início da temporada de frio, época em que doenças respiratórias tendem a se espalhar com maior facilidade.

"Devemos tomar medidas agora. Desse jeito, podemos manter as pessoas trabalhando, e lojas e escolas, abertas, enquanto nosso país avança para conter o vírus", disse o premiê.

A medida gerou críticas de vários lados. Comerciantes dizem que as restrições vão gerar mais problemas econômicos e aumentar o desemprego, especialmente em bares e restaurantes.

Por outro lado, não está claro se as novas medidas serão suficientes. Líderes regionais determinaram regras próprias e mais rígidas. Na Escócia, o governo passou a proibir encontros entre pessoas que vivem em casas diferentes, por exemplo.

Especialistas apontam que, sem medidas de restrição adequadas, o país poderá atingir uma média de 50 mil casos por dia em meados de outubro, número quase dez vezes superior ao atual.

O governo de Boris foi questionado no início da pandemia por demorar a adotar medidas de restrição. O próprio premiê contraiu a Covid-19 e chegou a ficar em estado grave, mas se recuperou.

Uma pesquisa feita pelo instituto YouGov mostrou que 78% dos britânicos apoiam medidas de restrição, sendo que 45% afirmam acreditar que elas deveriam ser mais rígidas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.