Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Biden afirma que só perde eleições se houver 'trapaça' nos EUA

Candidato democrata declara temer roubo na votação, mas diz que aceitará resultado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Trevor Hunnicutt
Erie (EUA) | Reuters

O candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, afirmou neste sábado (10) que "o único jeito" de ele perder a eleição para o republicano Donald Trump será por meio de "trapaça". Depois completou que aceitará os resultados da votação, marcada para 3 de novembro.

Em um evento de campanha no estado da Pensilvânia, Biden incentivou potenciais eleitores a votarem, dizendo: "Vocês precisam votar, porque o único jeito de nós perdermos esta eleição é se houver trapaça nos locais de votação".

O candidato democrata à Presidência, Joe Biden, durante evento de campanha no sindicato dos encanadores na cidade de Erie, na Pensilvânia
O candidato democrata à Presidência, Joe Biden, durante evento de campanha no sindicato dos encanadores na cidade de Erie, na Pensilvânia - Kevin Lamarque/Reuters

Biden mencionou as tentativas de Trump de desencorajar a votação, ao questionar a segurança dos votos pelo correio e ao incitar republicanos a agirem como observadores em locais de votação, potencialmente intimidando eleitores.

Sempre que questionado, Trump se negou a dizer que aceitará o resultado das eleições.

Antes de deixar a Pensilvânia, Biden disse a repórteres que suas declarações haviam sido "tiradas um pouco do contexto" e acrescentou: "Eu vou aceitar o resultado desta eleição, ponto final".

O democrata afirmou anteriormente que sua maior preocupação era Trump tentar "roubar" a eleição. Sua campanha contratou centenas de advogados e voluntários para evitar o caos no dia da votação.

Já a campanha de Trump acusou Biden de mentir e de alimentar o medo. Especialistas eleitorais estão tensos com o processo eleitoral devido ao caos e as contestações legais que ocorreram durante as primárias democratas, em meio à pandemia de Covid-19.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.