Bolsonaro afirma que Brasil precisa de Forças Armadas preparadas para proteger Amazônia

Presidente comenta declaração de Joe Biden sobre sanções devido a incêndios na floresta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (1º) que o Brasil precisa ter as Forças Armadas preparadas para proteger a Amazônia.

O chefe do Executivo fez o comentário durante sua live semanal nas redes sociais após abordar o debate entre Donald Trump e Joe Biden, candidatos à Presidência dos Estados Unidos.

Bolsonaro é aliado de Trump e criticou a afirmação de Biden de que, caso eleito, ele pode impor sanções ao Brasil devido às queimadas na floresta amazônica.

O presidente Jair Bolsonaro deixa cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília
O presidente Jair Bolsonaro deixa cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Ueslei Marcelino - 30.set.20/Reuters

“Ele (Biden) está querendo, parece, romper o relacionamento com o Brasil por conta da Amazônia. Sabemos que alguns países do mundo têm interesse na Amazônia. E nós temos que fazer o quê? Dissuadi-los disso. E como você faz a dissuasão disso? Ter Forças Armadas preparadas”, disse.

Depois, Bolsonaro lamentou a declaração do candidato do partido Democrata de que pretende conseguir US$ 20 bilhões (R$ 112,8 bilhões) para proteger a floresta das queimadas e preservar o bioma.

Disse que restabeleceu uma relação saudável com os EUA que não existia nos antigos governos e que a pandemia de coronavírus “atrasou outros projetos” do Brasil com o governo americano.

Ao comentar as declarações de Biden, Bolsonaro ressaltou que tem investido nas Forças Armadas. Ele aproveitou para repudiar as críticas por ter cogitado dar orçamento maior ao Ministério da Defesa do que para o da Educação em 2021.

"'A Defesa vai gastar mais do que Educação'. É o tempo todo essas besteiras. Não interessa se vai gastar mais ou vai gastar menos, tem que atingir seu objetivo. Por que se um dia algum país, alguma potência, resolver fazer uma besteira contra o Brasil, a gente vai fazer o quê? Vai fazer o quê?”, argumentou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.