Filadélfia impõe toque de recolher para conter protestos após morte de homem negro

Walter Wallace foi atingido por ao menos dez tiros durante abordagem policial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Thomas Urbain
Nova York | AFP

Para tentar conter a onda de protestos e saques que varrem a Filadélfia, no estado da Pensilvânia, a prefeitura da cidade anunciou nesta quarta-feira (28) um toque de recolher entre 21h (22h em Brasília) e 6h desta quinta (29) —a medida pode ser estendida nos próximos dias.

Milhares de pessoas têm ido às ruas desde segunda-feira (26), quando a polícia matou a tiros Walter Wallace, um homem negro de 27 anos que carregava uma faca.

Protesto por Justiça para Walter Wallace teve fogo nas ruas da Fiadélfia
Manifestantes acendem fogo em protestos nas ruas da Filadélfia - Gabriela Audi - 27.out.2020/AFP

Durante os atos, houve destruição de lojas e caixas automáticos. Mais de 170 pessoas foram detidas desde o início da crise, segundo a polícia, que contabilizou 53 agentes feridos e 17 viaturas danificadas.

A família de Wallace disse que ele tinha transtorno mental e que, no dia da ocorrência, chamou uma ambulância pelo serviço de emergência, mas quem atendeu ao chamado foi a polícia. Os familiares questionaram por que os agentes não usaram uma pistola de choque elétrico em vez de armas de fogo.

A morte de Wallace e os protestos na Pensilvânia, um importante campo de batalha para a eleição presidencial, colocaram mais combustível nas tensões entre republicanos e democratas.

"O que vejo é terrível, e o prefeito ou quem quer que seja que autoriza pessoas a se manifestar e saquear sem detê-las é igualmente terrível", disse o presidente Donald Trump durante comício em Las Vegas.

O prefeito, o democrata Jim Kenney, chamou a violência de "inaceitável" mas criticou o discurso do presidente. "Não comento coisas de Trump, temos muito o que fazer nesta cidade, não traz nada positivo."

Em um comunicado divulgado na terça (27), o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, e a vice em sua chapa, Kamala Harris, disseram que estavam com "o coração destroçado" pela morte de Wallace. Também pediram aos manifestantes para protestar pacificamente.

As imagens do momento em que o homem negro é morto, com pelo menos dez tiros disparados por dois policiais, viralizaram. No vídeo, gravado com um celular, Wallace aparece empurrando sua mãe, que tenta controlá-lo. Depois, caminha na direção dos oficiais. "Largue a faca!", grita um dos agentes antes de atirar.

Em maio, a morte de George Floyd, um ex-segurança negro, em uma abordagem policial deu origem a uma série de protestos contra o racismo e a violência policial que se espalharam por todo o país. Floyd foi asfixiado por um policial branco que se ajoelhou durante quase nove minutos sobre o seu pescoço.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.