Descrição de chapéu Armênia

Míssil atinge área residencial da segunda maior cidade do Azerbaijão

Dezenas de socorristas trabalham no local em busca de sobreviventes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ganja, Azerbaijão | AFP

O conflito no Cáucaso volta a se agravar após um míssil atingir na madrugada deste sábado (17) uma área residencial em Ganja, segunda maior cidade do Azerbaijão.

Segundo a agência de notícias AFP, a explosão deixou ao menos 12 mortos e 40 feridos, e dezenas de socorristas trabalham no local em busca de sobreviventes.

Um segundo míssil também atingiu outra parte da cidade, e também houve um disparo contra o município estratégico de Mingecevir, localizada a cerca de 90 km de Ganja. ​

Imagem mostra homem com roupas de exército, máscara e capacete auxiliando outro homem vestido de azul, ambos cobertos de pó, em meio a escombros
Socorrista auxilia morador a procurar familiares após míssil atingir área residencial na cidade de Ganja, no Azerbaijão - Bulent Kilic/AFP

Segundo moradores, mais de 20 pessoas viviam na área atingida. Um vizinho disse ter visto um menino, duas mulheres e quatro homens serem retirados dos escombros.

O ataque marca uma escalada no conflito pela região de Nagorno-Karabakh, horas depois de bombardeios atingirem Stepanakert, capital da área disputada.

Em Ganja, jornalistas relatam que um edifício foi destruído pelo míssil que impactou a região.

Moradores fugiam da área aos prantos, alguns de pijama. "Estávamos dormindo. As crianças estavam vendo TV", contou Rubaba Zhafarova, 65, em frente à sua residência, destruída. "Todas as casas dos arredores foram destruídas. Muita gente está sob escombros. Alguns estão mortos."

Stepanakert foi bombardeada várias vezes desde a retomada dos confrontos entre as forças separatistas, apoiadas por Ierevan, e o Exército azeri, em 27 de setembro.

A região disputada de Nagorno-Karabakh é governada por maioria étnica armênia em um território dentro do Azerbaijão desde o fim da guerra de 1992-94 entre os países.

Praticamente todos os moradores da cidade fugiram por causa dos bombardeios.

Hikmat Hajiyev, conselheiro do presidente azeri, Ilham Aliyev, informou no Twitter que, "segundo as primeiras informações, mais de 20 residências foram destruídas".

Uma autoridade do Azerbaijão afirmou que um segundo míssil atingiu uma área industrial de Ganja ao mesmo tempo, mas não deu detalhes. A cidade, de mais de 300 mil habitantes, foi atingida no último domingo (11) por outro míssil, que deixou dez mortos.

Jornalistas da AFP em Mingecevir afirmaram terem ouvido uma explosão que fez os imóveis tremerem por volta do mesmo horário. A cidade é protegida por um sistema antimísseis, pois abriga uma represa estratégica. Não se sabia se os mísseis foram destruídos em pleno voo ou se atingiram a cidade.

O Ministério da Defesa azeri limitou-se a informar que Mingecevir foi alvo de um ataque, sem dar detalhes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.