Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Segundo debate entre Trump e Biden é cancelado

Comissão responsável desmarcou evento após dois dias de negociações com campanha republicana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O segundo debate entre os candidatos à Presidência dos EUA, Donald Trump e Joe Biden, foi cancelado. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (9) pela comissão responsável por organizar o evento.

O encontro estava marcado para quinta-feira (15) em Miami, na Flórida. Devido à infecção de Trump por Covid-19, a comissão decidiu que ele seria realizado de forma virtual para minimizar o risco de contágio.

O atual presidente americano, no entanto, recusou-se a participar nessas condições, argumentando que o médico da Casa Branca o havia liberado para viajar. A campanha republicana quis prorrogar em uma semana a data dos debates seguintes, mas não teve sucesso.

Após 48 horas de discussão, as tentativas da comissão de negociar com a equipe de Trump foram infrutíferas. Com o cancelamento, o próximo e último debate antes da eleição —marcada para 3 de novembro— ocorrerá no dia 22 de outubro, em Nashville, no estado do Tennessee.

O episódio é uma derrota para Trump, que está 10 pontos percentuais atrás de Biden na média das pesquisas nacionais de intenção de voto, segundo o site FiveThirtyEight, e tampouco tem bom desempenho nos estados-chave. Com a perda de um espaço de alta visibilidade que ele poderia usar para tentar se reerguer, o presidente corre o risco de continuar onde está.

O primeiro debate, transmitido no dia 29 de setembro, teve mais de 73 milhões de espectadores. Classificado como “caótico” pela imprensa, o evento foi marcado por grosserias, ofensas e interrupções.

Erramos: o texto foi alterado

A reportagem identificou incorretamente Nashville como uma cidade do estado do Texas. ​O município fica, na verdade, no Tennessee. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.