Descrição de chapéu Governo Trump Coronavírus

Veja perguntas e respostas sobre o estado de saúde de Trump

Informações sobre situação do presidente, que contraiu Covid-19, são contraditórias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A equipe de médicos que trata o presidente Donald Trump, que está com a Covid-19, e funcionários da Casa Branca têm dado declarações contraditórias e vagas sobre o estado de saúde do republicano.

Enquanto os médicos disseram em entrevista coletiva que Trump está "muito bem", o chefe de gabinete do presidente, Mark Meadows, chegou a afirmar que "os sinais vitais do presidente tinham sido muito preocupantes nas últimas 24 horas" e que "as próximas 48 horas serão críticas para seu tratamento".

Posteriormente, o mesmo Meadows disse que Trump estava "passando muito bem".

Veja o que já se sabe sobre o estado de saúde do presidente e quais são as dúvidas.


Como o presidente Donald Trump pegou Covid-19?

Acredita-se que ele pode ter contraído o vírus de uma assessora, Hope Hicks, que começou a apresentar sintomas de Covid-19 na quarta-feira (30). Mas já há dez pessoas do entorno do presidente contaminadas, e sete delas participaram de um evento na Casa Branca no último final de semana, em que Trump anunciou sua escolha para a Suprema Corte, a juíza Amy Coney Barrett.

Segundo Chris Christie, conselheiro da campanha de Trump e um dos contaminados, nenhuma das seis pessoas que se reuniram com o presidente para a preparação para o debate de terça (29) estava usando máscara —entre as quais, Hicks.

Há quantos dias ele está com a doença?

O médico de Trump, Sean Conley, afirmou na manhã de sábado que o presidente havia recebido o diagnóstico de Covid-19 há 72 horas.

Isso significaria que o republicano já sabia que tinha a doença quando fez um comício em Minnesota na quarta-feira (30), sem máscara e cumprimentando apoiadores, e quando foi a um evento de arrecadação de recursos em Nova Jersey na quinta-feira (1º) –onde, novamente teria exposto pessoas à contaminação.

Trump só divulgou que tinha recebido o diagnóstico de Covid na madrugada de sexta-feira (2). Depois, um integrante da Casa Branca disse que o médico se equivocou, e que Trump foi diagnosticado na quinta-feira (1º) à noite.

Mas outro médico da equipe que trata o presidente, Brian Garibaldi, afirmou no sábado de manhã que Trump havia começado a ser tratado 48 horas antes, o que seria por volta de meio-dia de quinta-feira –antes, portanto, do momento em que oficiais da Casa Branca afirmam que ele recebeu o diagnóstico.

O presidente Donald Trump, nos jardins da Casa Branca, anuncia a indicação da juíza Amy Coney Barrett para a Suprema Corte
O presidente Donald Trump, nos jardins da Casa Branca, anuncia a indicação da juíza Amy Coney Barrett para a Suprema Corte - Olivier Douliery - 26.set.20/AFP

Donald Trump faz parte do grupo de risco?

Sim, ele tem 74 anos (pessoas acima de 65 anos têm maior risco de complicações da Covid-19), é obeso (115 quilos) e sedentário, todos fatores de risco.

Qual é o estado de saúde de Trump?

Integrantes da equipe médica da Casa Branca afirmaram que Trump não tem febre e “passa muito bem”. Eles também se mostraram “cuidadosamente otimistas”.

Mas o chefe de gabinete de Trump, Mark Meadows, afirmou a jornalistas que cobrem a Casa Branca que “os sinais vitais do presidente foram muito preocupantes nas últimas 24 horas e que as próximas 48 horas serão críticas para seu tratamento. "Ainda não estamos em um caminho claro para a recuperação total.”

Meadows deu as informações em uma entrevista sob condição de anonimato. Mas alguns veículos de imprensa resolveram identificá-lo após ele divulgar informações contraditórias.

Após a entrevista, o mesmo Meadows afirmou aos repórteres que Trump estava “passando muito bem” e que ele havia se encontrado com o presidente “várias vezes” no sábado.

“Ele saiu da cama e está pedindo para revisar alguns documentos”, disse. Segundo o chefe de gabinete, os médicos estão “muito satisfeitos“ com os sinais vitais de Trump.

Ele está usando oxigênio?

A equipe médica afirmou que Trump não recebeu oxigênio suplementar (normalmente por meio de uma cânula no nariz) no sábado (3) nem na sexta (2) no hospital, mas não quis responder se o presidente precisou do procedimento alguma vez desde que recebeu o diagnóstico.

Os médicos tampouco responderam sobre os resultados da tomografia de pulmão do presidente. Ao jornal The New York Times, fontes afirmaram que o nível de oxigenação de Trump caiu na sexta, o que levou os médicos a fornecerem oxigênio suplementar ao presidente e a transferi-lo para o hospital Walter Reed, onde pode ser monitorado e receber mais cuidados.

Que tratamento Trump está recebendo?

O presidente americano está sendo tratado com remdesivir, um medicamento antiviral usado contra o vírus ebola e que se mostrou eficiente em reduzir os dias de internação de pacientes com Covid-19.

Ele também recebeu o coquetel REGN-COV2, produzido pela farmacêutica Regeneron, que faz parte de um grupo de drogas conhecidas como "anticorpos monoclonais". Trata-se de cópias sintéticas de anticorpos humanos que agem contra o vírus e que estão sendo estudadas para uso em pacientes nos estágios iniciais da doença.

Onde Trump está sendo tratado?

O presidente americano está internado em um quarto especial no centro médico militar Walter Reed. O hospital atende militares, veteranos de guerra e presidentes. A primeira-dama, Melania Trump, que também está com Covid-19, está em isolamento na Casa Branca.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.