Idoso é resgatado após ficar 33 horas sob escombros em terremoto na Turquia

Número de mortos no país em decorrência da tragédia subiu para 62, com 940 feridos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Esmirna | Reuters e AFP

Um homem de 70 anos foi encontrado vivo por equipes de resgate depois de passar 33 horas sob escombros de um prédio na província de Esmirna, na Turquia. O edifício foi um dos 20 que desmoronaram na região devido ao forte terremoto que atingiu o mar Egeu na sexta-feira (30).

Ele foi hospitalizado, mas não há detalhes sobre o seu estado de saúde.

O número de mortes no país em decorrência da tragédia subiu para 62 neste domingo (1º), segundo as autoridades locais, com 940 pessoas feridas. Dois adolescentes também morreram na ilha grega de Samos, outra região atingida.

O homem resgatado foi identificado como Ahmet Citim e morava no distrito de Bayrakli, na área mais afetada pelo tremor de magnitude 7. O local é descrito como uma antiga favela onde edifícios mais antigos estavam sendo substituídos por novos projetos de construção.

Segundo a agência de notícias Reuters, imagens de emissoras de TV locais mostraram que os prédios desmoronados foram justamente os mais velhos.

No sábado (31), uma mãe e três filhos haviam sido resgatados de outro prédio desabado na região, após passarem quase 18 horas soterrados. De acordo com o ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca, uma das crianças morreu após chegar ao hospital.

De acordo com a Afad (agência de emergências e desastres da Turquia), a possibilidade de encontrar sobreviventes é cada vez menor.

Mas um socorrista afirmou que pelo menos dez pessoas podem estar presas sob os restos dos prédios.

Muitos moradores da cidade passaram a segunda noite consecutiva em barracas montadas nas ruas por medo de novos tremores. Em torno de 3.000 tendas e 13 mil camas foram fornecidas, segundo Afad.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou a jornalistas neste domingo que o governo está "determinado a curar as feridas de nossos irmãos e irmãs em Esmirna antes que o frio e as chuvas comecem". Cerca de 700 vítimas já tiveram alta hospitalar, enquanto oito permanecem em UTIs.

O tremor também foi sentido em Istambul e Atenas. Além disso, provocou um minitsunami que inundou as ruas de Seferihisar, cidade turca próxima do epicentro, e causou danos materiais severos na costa de Samos, na Grécia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.