Descrição de chapéu The Wall Street Journal

Por que a apuração nos EUA demora tanto? Veja perguntas e respostas

Entenda como está a contagem dos votos em estados que podem definir o vencedor da eleição

The Wall Street Journal

As disputas em quatro estados que podem definir a eleição ainda estão muito acirradas para se fazer projeções sobre o vencedor nesta quinta-feira (5).

Autoridades eleitorais em estados-chave há muito dizem que levará mais tempo para contabilizar os votos por causa do aumento do número de cédulas enviadas pelo correio. O processo pode demorar ainda mais caso haja processos judiciais e pedidos de recontagem.

Veja como está a contagem nos cinco estados que ainda não têm um vencedor definido e o que esperar para os próximos dias.

Funcionários eleitorais contam cédulas em Atlanta, na Geórgia
Funcionários eleitorais contam cédulas em Atlanta, na Geórgia - Tami Chappell/AFP

Pensilvânia (20 votos no Colégio Eleitoral)

Quando os resultados devem ser divulgados?

A secretária de Estado da Pensilvânia, Kathy Boockvar, afirmou à CNN que "definitivamente podemos" saber o resultado da votação ainda nesta quinta-feira (5). ​Ela disse que restam cerca de 550 mil votos a serem processados.

Até o momento, 92% das urnas apuradas foram apuradas.

Quem está à frente?

Donald Trump lidera a disputa com uma diferença de 1,7 pontos percentuais, o que equivale a pouco mais de 108,6 mil votos. No entanto, previsões apontam que a grande maioria dos votos remanescentes sejam para Joe Biden, o que aumenta as chances de o democrata ultrapassar o presidente.

Trump contestou a contagem na Justiça?

Sim. A campanha do republicano entrou com três ações na quarta (4).

Um tribunal de apelações da Pensilvânia decidiu na quinta-feira (5) que os observadores eleitorais devem ser autorizados a observar de perto o processo de contagem. A decisão foi uma vitória para a campanha de Trump, que disse que um de seus advogados não poderia ver o que estava escrito nas cédulas durante a contagem no Centro de Convenções da Pensilvânia.

Geórgia (16 votos no Colégio Eleitoral)

Quando os resultados devem ser divulgados?

Cerca de 50.400 cédulas ainda deveriam ser contadas na até a tarde de quinta-feira —98% das urnas já foram apuradas. Autoridades eleitorais disseram que a contagem dos votos pode se estender noite adentro.

Quem está à frente?

Trump lidera pela estreita margem de 0,3 pontos percentuais, o que equivale a 12.835 votos --ela vem diminuindo ao longo desta quinta. As cédulas que ainda devem ser contadas vêm de condados com tendências democratas.

Trump contestou a contagem na Justiça?

Sim. Na quinta-feira, um juiz da Geórgia rejeitou um processo da campanha de Trump que pedia a interrupção na contagem dos votos sob a alegação de que o estado estava contabilizando votos enviados pelo correio recebidos fora do prazo limite.​

Carolina do Norte (15 votos no Colégio Eleitoral)

Quando os resultados devem ser divulgados?

A lei estadual determina que cédulas enviadas pelo correio até o dia 3 de novembro e recebidas pelas autoridades eleitorais até o dia 12 de novembro devem ser incluídas na contagem. O resultado oficial só deve ser divulgado depois dessa data.

Até a tarde desta quinta, 95% das urnas tinham sido apuradas.

Quem está à frente?

Trump. O presidente lidera por 1,4 pontos percentuais, ou pouco mais de 76,7 mil votos.

Na quinta-feira, as autoridades locais afirmaram que havia cerca de 40,7 mil cédulas provisórias —aquelas em que há dúvida sobre a capacidade legal do cidadão de votar (o voto nos EUA é facultativo, mas depende de registro).

Em 2016, quase metade das 61 mil cédulas provisórias foi considerada válida e contada, de acordo com o conselho estadual.

Não está claro se a inclusão dos votos provisórios na contagem poderia dar a liderança a Biden.

Nevada (Seis votos no Colégio Eleitoral)

Quando os resultados devem ser divulgados?

A lei estadual determina que cédulas enviadas pelo correio até o dia 3 de novembro e recebidas pelas autoridades eleitorais até o dia 13 de novembro devem ser incluídas na contagem. O resultado oficial só deve ser divulgado depois dessa data.

Até o momento, 89% das urnas foram apuradas.

Quem está à frente?

Biden, por 0,9 pontos percentuais (pouco mais de 11,4 mil votos). A margem do democrata vem crescendo ao longo desta quinta.

Trump contestou a contagem na Justiça?

Sim. A Suprema Corte de Nevada rejeitou um pedido de liminar do Partido Republicano feito de última hora para alterar a forma como os funcionários eleitorais da área de Las Vegas estavam contando as cédulas antecipadas.

O tribunal, no entanto, mas concordou em julgar o caso nas próximas semanas.

A lei estadual não determina um prazo para solicitar uma recontagem, caso o Partido Republicano decida pedir por uma. No entanto, nenhum pleito desse tipo é esperado até que o secretário de Estado de Nevada termine de contar as cédulas recebidas no dia da eleição e as que chegarem na próxima semana, além das cédulas provisórias.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.