Descrição de chapéu refugiados

Suprema Corte de Trinidad e Tobago suspende deportação de 29 imigrantes venezuelanos

Grupo, que incluía 16 crianças, chegou a ser enviado de volta, mas foi encontrado em alto-mar e devolvido à ilha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Port of Spain | AFP e Reuters

A Suprema Corte de Trinidad e Tobago ordenou, nesta quinta-feira (26), a suspensão da deportação de pelo menos 29 imigrantes venezuelanos, dos quais 16 eram menores de idade.

Antes, na última terça-feira (24), um juiz do Superior Tribunal de Justiça já havia concedido o indulto para que eles pudessem permanecer no país, mas a decisão ocorreu apenas depois de o governo ter enviado os venezuelanos, em dois pequenos barcos, de volta ao país de onde saíram.

Após horas no mar, eles foram encontrados em Delta Amacuro, região afastada no oeste da Venezuela, e puderam retornar à ilha no próprio dia 24.

Felix Marcano, um venezuelano que já vive em Trinidad e Tobago e cuja esposa e dois filhos estavam entre os deportados, disse que seus parentes retornaram com fome e desidratados depois da viagem.

"Onde eles iam conseguir comida?", questionou à agência de notícias Reuters. Segundo ele, sua mulher havia tentado chegar a Trinidad e Tobago em busca de remédios para seus filhos, difíceis de encontrar na Venezuela, que enfrenta uma crise econômica e humanitária.

Milhões de venezuelanos deixaram o país nos últimos anos com o agravamento da crise. Cerca de 40 mil foram para Trinidad e Tobago, e dezenas desapareceram no mar tentando fazer a travessia.

imigrantes em um bote
Imigrantes venezuelanos que tinham sido deportados voltam à praia de Los Iros, em Trinidad e Tobago - Lincoln Holder - 24.nov.20/Cortesia Newsday via Reuters

Alguns dos menores foram separados de seus pais, e, na audiência virtual, o juiz ordenou que fossem reunidos novamente. Os advogados de defesa cadastraram o grupo de imigrantes no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), em Port of Spain, capital do país.

Na quarta (25), o primeiro-ministro Keith Rowley disse que o país está sob "ataque" de imigrantes ilegais "usando crianças inocentes" e questionou se, com base em tratados internacionais, "espera-se que uma pequena nação insular de 1,3 milhão de pessoas mantenha fronteiras abertas com um vizinho" de "34 milhões de pessoas, mesmo durante uma pandemia".

imigrantes estão juntos e comendo uma refeição
Após deportação, venezuelanos chegam de volta à praia de Los Iros, em Trinidad e Tobago - Lincoln Holder - 24.nov.20/Cortesia Newsday via Reuters

"Não sei se são 14, 10 ou 22. Só me oriento pelo que fui informado. Trinidad e Tobago fez o que deve fazer de acordo com a lei e os devolveu”, disse Stuart Young, ministro de Segurança Nacional do país, na terça.

O regime venezuelano solicitou, na quarta, uma reunião com as autoridades de Trinidad e Tobago para "rever questões de segurança, mobilidade humana, luta contra o crime e tráfico de drogas".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.