Trump é 1º presidente a ser eleito sem voto popular, enfrentar impeachment e perder reeleição

Situações já aconteceram diversas vezes na história americana, mas nunca com uma pessoa só

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Donald Trump entrou para a história: ele é o primeiro presidente americano a ser eleito sem vencer no voto popular, enfrentar um processo de impeachment e não conseguir ser reeleito.

Embora diversos outros chefes de Estado dos EUA tenham enfrentado essas situações, só o republicano passou pelas três. Andrew Johnson, por exemplo, teve que enfrentar um processo de impeachment e perdeu a reeleição, mas, ao ser eleito, venceu a eleição tanto no voto popular quanto no Colégio Eleitoral —nome do sistema indireto que define o presidente dos EUA.

Já John Quincy Adams e Benjamin Harrison foram eleitos apesar da derrota no voto popular e também não conseguiram a reeleição, mas nenhum deles teve que enfrentar um processo de afastamento.

Trump foi eleito em 2016 após vencer Hillary Clinton no Colégio Eleitoral por 304 votos a 232, apesar da vitória da democrata no voto popular por 48,2% contra 46,1%.

Três anos depois, em dezembro de 2019, a Câmara dos Representantes autorizou o impeachment do republicano, mas ele acabou sendo absolvido no Senado —em toda a sua história, a Casa nunca condenou um presidente por impeachment.

E, no último sábado (7), Trump viu suas esperanças de ser reeleito irem embora depois de a imprensa americana projetar a vitória de seu rival, o democrata Joe Biden, no pleito.

Gutenberg
O presidente Donald Trump participa de evento em homenagem a militares veteranos dos EUA na quarta (11) - Carlos Barria - 11.nov.20/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.