'Trump não é a pessoa mais importante do mundo', afirma Bolsonaro

Em formatura de policiais, presidente não citou eleições americanas, mas disse ter uma preferência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Florianópolis

Na reta final da apuração nos Estados Unidos, que indica o democrata Joe Biden como o favorito para ocupar a Casa Branca, o presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (6) que, assim como ele não é a pessoa mais importante do Brasil, Donald Trump não é a pessoa mais importante do mundo.

Durante cerimônia de formatura de 650 policiais federais rodoviários, em Florianópolis, Bolsonaro não citou diretamente as eleições nos EUA, mas voltou a dizer que tem preferência pelo atual líder americano.

O presidente brasileiro e Trump, que concorre à reeleição, encontraram-se diversas vezes desde o ano passado. Durante o período, trocaram elogios, e Bolsonaro sempre fez questão de destacar o alinhamento entre os dois países, em uma relação que por muitas vezes exibiu contornos pessoas, e não institucionais.

Jair Bolsonaro, ao centro, com a mão no peito, durante execução do hino nacional em formatura de curso de formação policial em Florianópolis
Jair Bolsonaro, ao centro, com a mão no peito, durante execução do hino nacional em formatura de curso de formação policial em Florianópolis - Marcos Corrêa/Presidência da República

Assim, a eleição do democrata, que já criticou o líder brasileiro e a política ambiental do governo, é indesejada por Bolsonaro. Durante o primeiro e caótico debate presidencial nos EUA, Biden disse que "a floresta tropical no Brasil está sendo destruída". À época, o presidente classificou a fala como lamentável.​

Por isso, ainda que tenha dito que torce pela reeleição do republicano, Bolsonaro negou interferir no pleito americano e acusou o ex-vice de Barack Obama de intromissão em assuntos internos do Brasil justamente devido às criticas à política brasileira para o meio ambiente.​

Nesta sexta, Bolsonaro disse que “o momento do Brasil ainda é difícil", que assiste à política externa e tem uma preferência, uma vez que "o que acontece lá fora interessa para cada um de nós aqui dentro”.

“Eu não sou a pessoa mais importante do Brasil, assim como Trump não é a pessoa mais importante do mundo, como ele mesmo bem disse. A pessoa mais importante é Deus.”

Na quinta-feira (5), em evento no interior de Alagoas, o presidente já havia falado que o Brasil era uma “pátria abençoada, e ninguém tem o que temos”. “O mundo está de olho em nós. Temos o que eles não têm. E, para que possamos dizer que isso é nosso, isso passa pela união dos 210 milhões de brasileiros.”

Participaram da cerimônia a governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reinehr, o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Eduardo Ággio, e os ministros André Mendonça, da Justiça e Segurança Pública, Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, e Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência.

Reinehr (sem partido) é próxima da família presidencial e já havia se encontrado com Bolsonaro na quarta (4), em Brasília. Uma de suas defensoras no processo de impeachment que culminou no afastamento do governador Carlos Moisés (PSL) foi a advogada Karina Kufa, também próxima dos Bolsonaro.

O evento teve a presença dos formandos, seus familiares e autoridades. Houve aglomeração no local, com filas na entrada e convidados em arquibancadas, sentados a menos de um metro de distância entre si. O uso de máscara era obrigatório, mas o presidente e seus ministros abdicaram da proteção.

Após discursar, Bolsonaro provocou aglomeração ao tirar foto com familiares dos policiais. A região da Grande Florianópolis voltou a ser classificada como de risco gravíssimo —o mais alto— pelo mapa de áreas de risco do governo de Santa Catarina.

Com as praias lotadas nos feriados, o número de casos de Covid-19 na capital catarinense disparou.

Após o evento, a comitiva presidencial se dirigiu para Chapecó, no oeste de Santa Catarina, onde trocou de aeronave e foi a Renascença (PR), para a inauguração de uma usina hidrelétrica ainda nesta sexta-feira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.