Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Veja como o mapa de votação mudou nos últimos 20 anos nos EUA

Saiba como cada estado votou de 2000 até agora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com um sistema eleitoral indireto no qual a disputa ocorre de forma descentralizada, os candidatos à Presidência dos EUA precisam conquistar estado por estado.

Os mapas a seguir trazem a evolução do voto dos americanos em cada estado nos últimos 20 anos. Ele mostra como alguns deles, por exemplo Califórnia, Nova York e Massachusetts, sempre elegem democratas, enquanto outros —como Alabama, Oklahoma e Louisiana—, são terreno seguro para os republicanos.

Por isso, as atenções durante a campanha e a apuração se concentram nos chamados estados-pêndulo, onde o partido vencedor costuma mudar a cada pleito.

Alguns deles se tornam decisivos: em 2000, foi a Flórida que deu a vitória a George W. Bush; em 2004, Ohio, também para o republicano; em 2008 e 2012, o Colorado para Barack Obama; em 2016, a Pensilvânia alçou Donald Trump ao cargo.

Neste ano, Wisconsin e Michigan, que votaram em Trump na última eleição, deram vitória aos democratas e deixaram Joe Biden mais perto de chegar aos 270 delegados necessários para ganhar. A decisão deve ocorrer após o término da apuração em Nevada, na Pensilvânia, na Geórgia e no Arizona.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.