Descrição de chapéu Retrospectiva da década

10 frases que marcaram a década

Do inglês "Make America great again" ao brasileiro "Tchau, querida", expressões que todo mundo leu ou ouviu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O fim de 2020 marca, também, o encerramento de uma década marcada por agitações políticas, sociais e culturais. Das ruas cheias da Primavera Árabe, em 2011, às metrópoles mundiais vazias em função da pandemia, em 2020, o mundo viveu dez anos de intensa transformação.

Para relembrar as tragédias, os momentos inspiradores e as imagens que entrarão para a história, a Folha preparou dez listas com os principais acontecimentos dos anos 10, além de um especial que explica como essa década mudou as nossas vidas.

1 "Vada a bordo, cazzo"

O navio Costa Concordia após naufragar no Mar Mediterrâneo - 14.jan.2012/Filippo Monteforte/AFP

"Volte a bordo", ordenou o capitão Gregorio De Falco, da Guarda Costeira italiana, ao capitão do navio Costa Concordia, Francesco Schettino, que abandonou a embarcação sem prestar socorro às mais de 4.000 pessoas a bordo, quando o navio naufragou, em 2012, causando 32 mortes.

2 "Tem que manter isso, viu"

O presidente Michel Temer durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - 21.nov.2017/Pedro Ladeira/Folhapress

A frase foi dita pelo então presidente Michel Temer em gravação feita clandestinamente pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS, no Palácio do Jaburu. Joesley havia dito que mantinha boa relação com o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, preso pela Lava Jato. Quando o áudio foi revelado, em maio de 2017, Temer foi acusado de dar aval à compra de silêncio de Cunha, mas conseguiu sobreviver no cargo.

3 "Je suis Charlie"

Cartaz com a frase "Je Suis Charlie" em uma cerimônia na Praça da República, em Paris, em tributo às vítimas do tiroteio no jornal satírico francês Charlie Hebdo - 10.jan.2016/Yoan Valat/Reuters

"Je suis Charlie" ou "eu sou Charlie" foi o slogan usado na internet e em protestos pela liberdade de expressão após o atentado terrorista que matou 12 pessoas na sede do jornal satírico francês Charlie Hebdo, em 7 de janeiro de 2015. O slogan foi criado pelo diretor de arte francês Joachim Roncin.

4 "Black Lives Matter"

Manifestantes do movimento Black Lives Matter protestam no memorial dedicado a George Floyd, criado no local em que ele foi morto por ação da polícia, em Minneapolis, no estado de Minnesota - 2.jun.2020/Leah Millis/Reuters

A frase "vidas negras importam" virou nome de um movimento fundado em 2013, nos EUA, que busca combater o racismo e a violência policial contra pessoas negras. O movimento começou a crescer a partir de 2014, após o assassinato de Michael Brown, 18, na cidade de Ferguson, no estado do Missouri. Ganhou destaque em 2020, depois da onda de protestos por todo os EUA causados pelo assassinato de George Floyd, em Mineápolis, por um policial branco.

5 "Make America great again"

O presidente americano Donald Trump distribui bonés com a frase "Make america great again" para apoiadores, durante a campanha em Avoca, Pensilvânia. - 2.nov.2020/Brendan Smialowski/AFP

A frase "faça a América grande de novo" foi o slogan da campanha de Donald Trump à presidência dos EUA em 2016, como parte do discurso nacionalista do republicano. Ela é inspirada em um discurso do ex-presidente americano Ronald Reagan, em 1980, quando o país passava por uma recessão.

6 "Tchau, querida"

Deputados da oposição seguram cartazes com a frase "tchau, querida" durante a votação do impeachment na Câmara Federal - 17.abr.2016/Alan Marques/Folhapress

"Tchau, querida" foi a forma como o ex-presidente Lula se despediu da sucessora, Dilma Rousseff, em um telefonema entre os dois divulgado pela Operação Lava Jato. Ficou sendo slogan dos defensores do impeachment.

7 "Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria"

Romero Jucá, então senador pelo MDB-RR, durante entrevista em seu gabinete, no Senado Federal - 11.out.2018/Pedro Ladeira/Folhapress

Em março de 2015, no auge da Lava Jato, o então ministro do Planejamento, Romero Jucá, foi gravado, em conversa com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, dizendo que era preciso mudar o governo para "estancar a sangria" provocada pela operação. Jucá defende trocar a então presidente Dilma Rousseff pelo seu vice, Michel Temer, num grande acordo nacional "com o Supremo, com tudo".

8 "O senhor é a mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia"

O ministro Gilmar Mendes durante uma sessão do STF - Pedro Ladeira/Folhapress

No plenário do STF, em 21 de março de 2018, o ministro Gilmar Mendes criticou o colega Luis Roberto Barroso durante a votação de uma ação da OAB contra doações ocultas em campanhas eleitorais. "O senhor é a mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia", reagiu Barroso, em direção a Gilmar. Na época presidente da Corte, a ministra Cármen Lúcia interrompeu a sessão.

9 "Não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar não, tá ok?"

O presidente Jair Bolsonaro durante entrevista no Palácio da Alvorada - 20.mai.2020/Pedro Ladeira/Folhapress

Em entrevista concedida após vários ministros contraírem o novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro minimizou a pandemia. "Depois da facada, não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar", disse em 20 de março deste ano. Em julho, o presidente contraiu a doença, mas continuou mantendo o discurso de que há exagero nas medidas de isolamento social.

10 "Não é pelos 20 centavos"

Manifestantes protestam pela redução das passagens na Avenida Paulista - 19.jun.2013/Marcelo Justo/Folhapress

Em junho de 2013, o que começou como protestos contra o reajuste de R$ 0,20 na tarifa de ônibus em São Paulo se transformou num movimento que levou milhares de pessoas às ruas para protestar pela melhoria dos serviços públicos e pela renovação política. A frase "não é pelos 20 centavos" virou o slogan do movimento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.