Ao menos dez alpinistas morrem após forte nevasca no Irã

Tempestades também atingiram o país e deixaram sete tripulantes desaparecidos no Golfo Pérsico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dubai | Reuters

Pelo menos dez alpinistas morreram e vários outros estão desaparecidos nas montanhas ao norte da capital do Irã, Teerã, depois de uma forte nevasca atingir a região, informou a mídia estatal no sábado (26).

A neve e os ventos fortes vistos em várias partes do Irã nos últimos dias fecharam muitas estradas e interromperam o transporte. Sete tripulantes de um navio também estão desaparecidos após tempestades no Golfo.

Operação de resgate busca desaparecidos e mortos em região montanhosa ao norte de Teerã
Operação de resgate busca desaparecidos e mortos em região montanhosa ao norte de Teerã - Irib News Agency/AFP

Vários alpinistas permanecem desaparecidos desde sexta-feira (25), quando duas mortes foram relatadas. O número de pessoas dadas como desaparecidas tem aumentado à medida que famílias preocupadas entraram em contato com as autoridades, segundo a televisão estatal.

Nove pessoas morreram nas montanhas e outra no hospital após ser resgatada, afirmou Mehdi Valipour, chefe das operações de emergência do Crescente Vermelho do Irã à emissora oficial Irib.

Pelo menos sete alpinistas, que percorriam três trilhas populares, ainda não foram encontrados, disse Valipour.

Teerã fica aos pés da cordilheira Alborz, que possui várias estações de esqui.

As autoridades marítimas do país procuram sete tripulantes de um navio de transporte irania no que tombou nas águas agitadas do Golfo Pérsico na sexta-feira, informou a agência de notícias semi-oficial Isna.

"Estamos tentando encontrar os desaparecidos, mobilizando todas as nossas instalações e forças, e informando os navios de passagem e os centros de busca e resgate naval de Omã, Emirados Árabes Unidos e Paquistão", disse Esmail Makkizadeh, chefe adjunto do órgão marítimo regional do Irã à ISNA.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.