Descrição de chapéu Armênia

Armênia inicia luto pelas vítimas do conflito com o Azerbaijão

Mais de 5.000 pessoas morreram nos confrontos na região de Nagorno-Karabakh

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ierevan (Armênia) | AFP

A Armênia iniciou neste sábado (19) três dias de luto em memória das vítimas do conflito com o Azerbaijão em Nagorno-Karabakh —confronto que debilitou a situação do primeiro-ministro Nikol Pashinyan.

"Toda a nação viveu e vive um pesadelo", disse Pashinyan em um discurso em vídeo, antes de liderar um cortejo para o memorial onde as vítimas serão enterradas, em Ierevan.

"Às vezes parece que todos os nossos sonhos foram quebrados e nosso otimismo destruído", afirmou o líder, muito criticado pela oposição, que pede sua renúncia.

Neste sábado, os opositores organizaram uma manifestação alternativa ao cortejo institucional.

Pashinyan chegou ao poder por meio de uma revolução pacífica em 2018, que viu nele a possível substituição das corruptas elites pós-soviéticas. Mas, após a derrota das forças armênias contra o exército azeri em Nagorno-Karabakh, ele tem sido duramente criticado.

Mais de 5.000 pessoas, incluindo civis, morreram nos dois países ex-soviéticos nos confrontos que começaram no fim de setembro nessa região, de maioria armênia, no Azerbaijão

Em 9 de novembro foi firmado um acordo de paz, humilhante para a Armênia, que consagra a vitória do Azerbaijão em territórios importantes.

Desde então, a oposição se manifesta quase diariamente para exigir a renúncia do primeiro-ministro e convocou uma greve geral a partir de 22 de dezembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.