Descrição de chapéu refugiados

Dois homens são condenados por morte de 39 imigrantes em caminhão no Reino Unido

Vietnamitas morreram de calor e asfixia dentro de compartimento de carga, em outubro de 2019

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

Nesta segunda-feira (21), a Justiça do Reino Unido declarou dois homens culpados de homícidio pela morte de 39 imigrantes vietnamitas que morreram sufocados em um caminhão frigorífico na Inglaterra, em 2019.

Gheorghe Nica, 43, acusado de ser um dos principais organizadores de uma rede de tráfico de pessoas, e Eamonn Harrison, 24, caminhoneiro, estavam sendo julgados desde o início de outubro em Londres. Suas sentenças serão anunciadas em outra data. Os dois dizem ser inocentes.

Perícia analisa caminhão onde imigrantes foram encontrados mortos perto de Londres, em outubro de 2019 - Ben Stansall - 23.out.19/AFP

O caso ocorreu em 23 de outubro de 2019. Os cadáveres de 31 homens e oito mulheres, entre eles dois adolescentes de 15 anos, foram encontrados dentro de um caminhão estacionado em Grays, zona industrial a leste de Londres. O veículo havia sido trazido em uma balsa, vinda do porto de Zeebrugee, na Bélgica.

Os imigrantes morreram de asfixia e calor, por conta das altas temperaturas dentro do compartimento de carga da carreta, que era hermeticamente fechado, por ser usado para transportar carnes congeladas.

Harrison, vindo da Irlanda do Norte, havia transportado o reboque e o deixado em Zeebrugee no dia 22 de outubro. Ele disse que não sabia que havia 39 pessoas dentro do compartimento.

No entanto, não foi a primeira vez que ele foi descoberto em uma situação como essa. Em maio de 2018, a polícia de fronteira o prendeu quando ele levava 18 vietnamitas dentro de caixas em seu caminhão. Daquela vez, ele também disse que não sabia da presença deles.

Pham Thi Tra My, 26, uma das 39 vítimas do caso de 2019, havia enviado um SMS para a família hora antes dos corpos serem encontrados. "Mãe, pai, amo vocês muito. Estou morrendo, já não consigo respirar."

Muitas das vítimas vinham de uma área pobre do Vietnã, onde as famílias fazem dívidas de milhares de dólares para poder enviar um parente ao Reino Unido, por redes clandestinas, com a esperança de que consigam um emprego bem pago no país europeu.

O caso do caminhão gerou processos em vários países. No Vietnã, sete pessoas foram condenadas por participar do tráfico de pessoas. Na França e na Bélgica, por onde os migrantes passaram, 13 suspeitos foram acusados em cada um dos dois países por terem relação com o caso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.