Descrição de chapéu The New York Times

Forte explosão atinge centro de Nashville na manhã de Natal

Detonação, sentida a vários quarteirões de distância, foi intencional, segundo a polícia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Atlanta e Washington | Reuters, AFP e The New York Times

Um motorhome explodiu no centro de Nashville, nos EUA, na manhã desta sexta (25), em um caso que foi classificado pelas autoridades como um ato intencional.

A explosão ocorreu às 6h30 do horário local (9h30 de Brasília), foi sentida a nove quarteirões de distância, destruiu vários outros carros e danificou diversos edifícios, lançando uma fumaça negra no céu que podia ser vista a quilômetros de distância.

Danos em rua de Nashville, após explosão na manhã de Natal - Metro Nashville Police Department no Twitter, via AFP

Apesar do impacto, houve apenas três vítimas com ferimentos leves. A polícia disse que a ação foi planejada, embora ainda investigue o que gerou a detonação e quais as motivações do caso.

Foram encontrados restos humanos perto do local —não se sabe até o momento se havia pessoas dentro do veículo.

“A explosão foi significativa, como você pode ver... o Departamento de Polícia, seus parceiros federais —o FBI e o ATF [divisão que analisa explosivos]— estão conduzindo um inquérito em grande escala”, disse Don Aaron, porta-voz da polícia de Nashville.

Andrew McCabe, ex-vice-diretor do FBI, disse ao canal que uma explosão desse tamanho deve ser investigada como um possível ato de terrorismo. Ele afirmou também que há chances de que a polícia tenha sido o alvo da ação, já que agentes estavam respondendo a uma denúncia de disparos no local.

A patrulha policial, chamada pouco antes da explosão, havia observado um trailer estacionado que considerou suspeito, disse Aaron.

Os agentes também ouviram uma gravação alertando que uma “bomba detonaria em 15 minutos”, disse a repórteres o chefe da polícia de Nashville, John Drake.

A mensagem, que foi capturada e transmitida posteriormente por canais de TV regionais, dizia: “Esta área deve ser evacuada agora. Esta área deve ser evacuada agora. Se você está ouvindo esta mensagem, evacue agora. Se você está ouvindo esta mensagem, evacue agora".

Os policiais rapidamente foram de porta em porta em prédios próximos para tirar as pessoas do local e pediram o envio do esquadrão antibombas da polícia, que estava a caminho quando o veículo explodiu, disse o porta-voz.

A maioria das lojas e escritórios da rua, que é um ponto turístico da cidade —a capital do Estado do Tennessee e da música country dos EUA —, estavam fechados no momento do incidente por causa do feriado de Natal, o que reduziu o número de potenciais vítimas, segundo as autoridades.

A polícia postou uma foto do motorhome que explodiu e disse que o veículo havia estacionado na área durante a madrugada.

Várias equipes caninas inspecionaram o local da explosão para se certificar de que não havia outras bombas. A polícia também examinou os edifícios afetados em busca de possíveis vítimas.

“Há árvores espalhadas por toda parte, vidro por toda parte”, disse Buck McCoy, morador de Nashville, à CNN.

“Será feito todo o possível para garantir que tudo esteja perfeitamente seguro”, disse o prefeito John Cooper. Ele afirmou ainda que a cidade teve muita sorte de ter tão poucos feridos,
e que os danos foram “espetaculares, mas limitados”.

O prefeito pediu às pessoas que se mantenham longe do centro da cidade, enquanto a polícia e as autoridades federais conduzem a investigação. Os agentes estavam procurando testemunhas, e várias pessoas foram levadas à delegacia para serem interrogadas.

Freddie O’Connell, o vereador que representa a área afetada, disse que dezenas de pessoas foram deslocadas e levadas para uma área de triagem. “É difícil acordar na manhã de Natal e ver mais devastação na minha cidade.”​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.