Descrição de chapéu Retrospectiva da década

10 momentos inspiradores da década

Que tal resgatar crianças de uma caverna, dar o Nobel a uma menina que luta pela educação e criar uma vacina em menos de um ano?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O fim de 2020 marca, também, o encerramento de uma década marcada por agitações políticas, sociais e culturais. Das ruas cheias da Primavera Árabe, em 2011, às metrópoles mundiais vazias em função da pandemia, em 2020, o mundo viveu dez anos de intensa transformação.

Para relembrar as tragédias, os momentos inspiradores e as imagens que entrarão para a história, a Folha preparou dez listas com os principais acontecimentos dos anos 10, além de um especial que explica como essa década mudou as nossas vidas.

1 Casamento de William e Kate

O príncipe britânico William e sua esposa Kate, agora duquesa de Cambridge, na saída da Abadia de Westminster, em Londres, após se casarem - 9.abr.2011/Carl de Souza/AFP

Segundo na linha de sucessão ao trono britânico, o príncipe William se casou com Kate Middleton, que não pertencia à nobreza, em 29 de abril de 2011, numa cerimônia vista por 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo.

2 Malala sobrevive a atentado no Paquistão

A ativista paquitanesa Malala Yousafzai, vencedora do Nobel da Paz, durante um evento sobre a importância da educação para empoderar mulheres em São Paulo - 9.jul.2018/Miguel Schincariol/AFP

A garota paquistanesa Malala Yousafzai sobreviveu após ser baleada na cabeça, aos 14 anos, por criticar publicamente o Taleban em uma campanha pela educação de meninas no país, em outubro de 2012. Dois anos depois, ela se tornou a pessoa mais jovem a receber o Nobel da Paz.

3 Primeiro beijo entre homens numa novela

Mateus Solano (Feliz) e Thiago Fragoso (Niko) protagonizam primeiro beijo gay em novela da Globo em horario nobre no ultimo capitulo de "Amor à Vida" - Reprodução

O capítulo final da novela "Amor à Vida" levou ao ar o primeiro beijo entre dois homens numa novela brasileira, em 31 de janeiro de 2014. O evento histórico foi protagonizado pelos atores Thiago Fragoso (Niko) e Mateus Solano (Félix).

4 Diretor negro vence o Oscar pela primeira vez

O cineasta Steve MacQueen discursa após receber o prêmio pelo seu filme "12 Anos de Escravidão", na cerimônia do Oscar, 2014, em Los Angeles - Kevin Winter/Getty Images/AFP

Um filme dirigido por um diretor negro venceu pela primeira vez o Oscar de melhor filme em 2014, quase 85 anos após a primeira premiação. Do britânico Steve McQueen, "12 Anos de Escravidão" levou a estatueta no dia 2 de março. A obra, que teve nove indicações, também conquistou os prêmios de melhor roteiro adaptado e de melhor atriz coadjuvante com Lupita Nyong'o.

5 Rolling Stones tocam em Cuba

Rolling Stones em cima do palco em Havana, Cuba, em momento de reabertura da ilha - 25.mar.2016/Yamil Lage/AFP

Após décadas banindo músicas de pop e rock das rádios, Cuba recebeu a banda britânica Rolling Stones para um show que reuniu 1,2 milhão de pessoas em Havana, em 25 de março de 2016. A apresentação marcou o início de um período de mais abertura política na ilha comunista.

6 STF autoriza mudança de sexo no registro civil sem cirurgia

Bandeira do movimento T (transexuais, travestis, homens trans e mulheres transexuais) na Avenida Paulista durante a Parada do Orgulho LGBT de 2016 - Diego Padgurschi/Folhapress

O STF decidiu por unanimidade, em 1º de março de 2018, que pessoas trans podem mudar o sexo no registro civil sem precisar passar por uma cirurgia de redesignação sexual ou de autorização judicial.

7 Time juvenil é encontrado após 9 dias em caverna da Tailândia

Um dos meninos presos na caverna sorrir para a câmera de mergulhador que atuou no resgate - 4.jul.2018/Xinhua

Após nove dias desaparecidos, 12 crianças e o treinador de um time de futebol foram encontrados com vida dentro de uma caverna na Tailândia, em 2 de julho de 2018. Com trechos estreitos e pouca visibilidade, foram necessários mais oito dias até que todos fossem resgatados por mergulhadores.

8 Aos 100, "capitão Tom" arrecada recursos para combater a Covid

O capitão aposentado Tom Moore, 99, que arrecadou dinheiro para combater a Covid-19 - Peter Cziborra/Reuters

No Reino Unido, o capitão Thomas Moore, veterano militar de 100 anos de idade, conseguiu arrecadar 33 milhões de libras (R$ 230 milhões) para ajudar no combate à Covid-19, ao caminhar cem vezes, com a ajuda de um andador, os 25 metros do seu jardim. Pelo feito, foi condecorado pela rainha Elizabeth 2ª.

9 Primeira foto de um buraco negro

A primeira imagem de um buraco negro, produzida por uma rede global de telescópios - Event Horizon Telescope (EHT)/National Science Foundation/Reuters

O ser humano conseguiu produzir, pela primeira vez, a foto de um buraco negro, em 10 de abril de 2019. Para realizar o feito, cientistas reuniram oito telescópios de todo o mundo e capturaram o brilho que é lançado para fora de um buraco negro a 53,5 milhões de anos-luz da Terra.

10 Vacinação contra a Covid-19 tem início

Margaret Keenan, 90, foi a primeira paciente a receber a vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNtech no Reino Unido - 8.dez.2020/Jacob King/Pool via Reuters

Apenas um ano após a descoberta do novo coronavírus, as primeiras vacinas contra a Covid-19 foram liberadas e as doses começaram a ser aplicadas, no que pode ser o início do fim da pandemia. A primeira pessoa a ser vacinada foi a britânica Margaret Keenan, 91, em 8 de dezembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.