Descrição de chapéu Coronavírus

Polícia barra protestos contra 'lockdown' na Alemanha, que estuda fechar comércio

Maior economia da Europa tem dificuldades em enfrentar segunda onda de Covid, com média diária de 500 mortes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim | Reuters

Manifestações contra as medidas impostas pelo governo alemão para conter a expansão do coronavírus foram canceladas pela Justiça em cidades da Alemanha neste sábado (12).

Em Dresden, policiais checavam quem desembarcava de trens com destino à manifestação, e em Frankfurt centenas de oficiais de segurança, incluindo alguns a cavalo, tentavam impedir um protesto na região central da cidade.

Em paralelo, a chanceler alemã, Angela Merkel, discutirá com os líderes estaduais no domingo (13) o aumento das restrições para conter um aumento nas infecções por coronavírus, o que pode abranger o possível fechamento de escolas e do comércio antes do feriado do Natal.

Força policial vigia o centro de Frankfurt para tentar impedir manifestação contrária às medidas do governo para conter segunda onda de coronavírus - Kai Pfaffenbach -12.dez.2020/Reuters

"Devemos tomar medidas nos próximos dias que são de muito longo alcance e muito contundentes", disse o ministro das Finanças, Olaf Scholz, a membros de seu partido social-democrata em um evento online.

O ministro da Economia, Peter Altmaier, disse ao grupo do jornal RND no sábado que as unidades de terapia intensiva de hospitais estavam começando a ficar lotadas e que a Alemanha não podia esperar até depois do Natal para reagir. "Temos que esclarecer como as coisas continuarão agora", disse ele. "Caso contrário, a pandemia ficará completamente fora de controle."

A Alemanha está em um lockdown parcial há seis semanas, com bares e restaurantes fechados. Algumas regiões já impuseram medidas mais duras.

A maior economia da Europa foi mais bem sucedida que outros países europeus em manter a pandemia sob controle na primeira onda, em março e abril, mas tem se esforçado para virar a maré na nova alta de casos com o que foi apelidado de "lockdown light".

Novas infecções diárias subiram para 28.438, enquanto o número de mortes por dia chegou a 496, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI) neste sábado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.