Avião na Indonésia com 62 pessoas a bordo cai logo após decolar

Caixas-pretas foram localizadas, assim como destroços da aeronave e partes de corpos das vítimas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jacarta | Reuters e AFP

Partes de corpos foram encontrados neste domingo (10) na costa da capital da Indonésia, Jacarta, onde um Boeing com 62 pessoas a bordo caiu no mar.

"Nesta manhã recebemos duas malas, uma com pertences de passageiros e outra com partes de corpos", disse o porta-voz da polícia de Jacarta, Yusri Yunus, à Metro TV. A polícia "está trabalhando para identificá-los." As caixas-pretas do avião também foram encontradas, segundo as autoridades locais.

A aeronave da companhia aérea Sriwijaya Air caiu na manhã deste sábado (9), segundo o ministro dos Transportes do país, Budi Karya. O avião com destino a Pontianak, na província de Kalimantan Ocidental, ficou incomunicável quatro minutos após decolar.

De acordo com o site detik.com, a queda foi a 20 km do aeroporto de Jacarta, próximo à ilha Laki.

No momento, as autoridades não forneceram detalhes sobre as possíveis causas do ocorrido. Operações de busca estão em andamento, mas parece improvável que sobreviventes sejam encontrados.

O ministro disse em entrevista coletiva que, entre as 62 pessoas a bordo, 12 eram tripulantes. Entre os passageiros, havia 10 crianças. Todos eram indonésios.

avião voando
Aeronave Boeing 737-300, modelo similar ao Boeing 737-500, da companhia Sriwijaya Air, que desapareceu quatro minutos após decolar, neste sábado (9) - Adek Berry/AFP

Antes de desaparecer dos radares, o avião perdeu 10 mil pés de altitude em menos de um minuto, de acordo com o site FlightRadar24, que monitora voos.

Abdul Rasyid​, uma autoridade da Marinha da Indonésia, afirmou mais cedo à imprensa que as coordenadas do avião já haviam sido determinadas, e navios, enviados ao local.

Um navio militar "detectou um sinal do aparelho (...) e uma equipe de mergulhadores desceu e encontrou partes do avião, como fragmentos e peças com números de identificação", disse Hadi Tjahjanto, comandante das Forças Armadas indonésias, em nota do Ministério dos Transportes, que não especificou se o sinal veio da caixa-preta.

Centenas de membros dos serviços de resgate e da Marinha, além de dez navios de guerra, participam da busca. Os restos encontrados foram levados ao porto principal de Jacarta, onde um posto de primeiros socorros foi instalado.

O avião é um Boeing 737-500 de quase 27 anos, segundo informações do registro de rastreamento do Flightradar24, e, de acordo com o chefe-executivo da Sriwijaya Air, Jefferson Irwin Jauwena, o veículo estava em boas condições.

No momento da decolagem, chovia forte no aeroporto internacional de Soekarno-Hatta, o que já havia atrasado a saída da aeronave em 30 minutos. O voo, que teria duração de cerca de 1h30, perdeu contato por volta das 4h30 (horário de Brasília; 14h30 em Jacarta).

Soldados são vistos no Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta neste sábado (9), após o desaparecimento de uma aeronave da companhia Sriwijaya Air
Soldados são vistos no Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta neste sábado (9), após o desaparecimento de uma aeronave da companhia Sriwijaya Air - Willy Kurniawan/Reuters

A companhia aérea também disse em um comunicado que ainda está coletando informações mais detalhadas sobre o caso, declaração similar à de um porta-voz da Boeing, que afirmou estar monitorando 
de perto a situação e trabalhando para reunir mais dados.

Um Boeing 737 Max operado pela companhia área Lion Air caiu na costa da Indonésia no final de 2018, matando todos os 189 passageiros e tripulantes a bordo. Este acidente e outro envolvendo o mesmo modelo na Etiópia foram atribuídos a defeitos técnicos, e a fabricante foi condenada a pagar multa de US$ 2,5 bilhões (R$ 13,56 bilhões) por ter enganado as autoridades no processo de aprovação deste modelo.

A aeronave que caiu neste sábado é um modelo mais antigo e não possui o sistema implicado na crise de segurança da linha MAX.

Fundada em 2003, a companhia Sriwijaya Air​, com sede em Jacarta, opera principalmente na Indonésia. Até então, ela tinha um sólido histórico de segurança, sem vítimas a bordo em quatro incidentes registrados no banco de dados do portal Aviation Safety Networ​k.

Especialistas dizem que aviões como o 737-500 alugado pela Sriwijaya Air estão sendo trocados por novos modelos que gastam menos combustível. Essas aeronaves normalmente têm uma vida econômica de 25 anos, o que significa que se tornam muito caros para continuar voando após esse período em comparação com modelos mais novos, ainda que sejam projetados para durar mais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.