Descrição de chapéu Coronavírus

Itália se une a Alemanha e França e barra entrada de quem esteve no Brasil

Governo italiano anunciou neste sábado (30) que restrição valerá ao menos até 15 de fevereiro; objetivo é evitar disseminação de variantes mais contagiosas do coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas

A Itália engrossou neste sábado (30) o bloco de países da União Europeia que proíbem a entrada de viajantes que saem do Brasil ou tenham estado no país nos 14 dias anteriores ao embarque.

O governo italiano anunciou que o bloqueio de voos brasileiros será estendido até 15 de fevereiro. O novo prazo também vale para quem tenha passado passado pelo Brasil nos 14 dias anteriores ao embarque.

Neste final de semana, Alemanha e a França também estão fechando suas portas a viajantes que chegam do Brasil, para tentar conter a entrada de variantes mais contagiosas do coronavírus.

A restrição alemã, que entra em vigor neste sábado (30) e vale até 17 de fevereiro, também atinge passageiros de outros locais em que há variantes em grande circulação, como o Reino Unido, Portugal, Irlanda e África do Sul.

O novo regulamento vale para entradas por terra, ar e mar. Há exceção apenas para residentes na Alemanha e cidadãos alemães, além de viagens essenciais, como transporte de carga e casos de saúde.

Pessoa de roupa branca cobrindo todas as partes do corpo e da cabeça empurra carrinho de malas em saguão de aeroporto
Passageiro usa traje contra contaminação por coronavírus no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, que decidiu barrar a entrada de viajantes que estiveram no Brasil - Armando Babani - 19.dez.2020/AFP

Já na França a proibição de viagens vale para todos os países de fora da União Europeia e entrará em vigor à meia-noite do domingo. Para os que saem de países do bloco europeu, será necessário um teste de coronavírus negativo.

Outros países que fecharam a entrada de viajantes que estiveram no Brasil são Reino Unido, Portugal e da Colômbia.

​Nesta semana, a União Europeia já havia recomendado quarentena obrigatória de 14 dias para passageiros que cheguem do Brasil, do Reino Unido ou da África do Sul, mas os países membros podem impor restrições adicionais.

Entre as exceções consideradas essenciais pela União Europeia estão profissionais da saúde, passageiros em trânsito, viagens por motivos familiares imperativos ou para estudos e trabalhadores altamente qualificados (se o trabalho for necessário do ponto de vista econômico e não puder ser adiado nem executado no exterior).

A preocupação com as novas mutações do coronavírus cresceu depois que fabricantes de vacina afirmaram que a eficácia parece ser menor para algumas delas, como as identificadas na África do Sul e no Brasil.

Nesta sexta (29), a Novavax afirmou que está desenvolvendo um novo produto específico para a variante africana, já que seus ensaios revelaram eficácia menor. A vacina não foi testada para a cepa encontrada no Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.