Descrição de chapéu Governo Biden

Líderes europeus esperam que Biden mude política climática e retome colaboração militar

Ex-aliado de Donald Trump, Boris Johnson se diz ansioso para trabalhar com Biden e propõe aliança para 'proteger o planeta'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas

A volta dos Estados Unidos ao combate às mudanças climáticas, o fim das guerras e ameaças comerciais e a retomada do apoio americano à aliança militar comum, a Otan, foram alguns dos desejos expressos pelos principais líderes europeus ao cumprimentar o presidente Joe Biden por sua posse.

A fila foi puxada pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, que logo cedo divulgou um comunicado felicitando “calorosamente Joe Biden por sua histórica posse como 46º presidente dos Estados Unidos”.

Identificado como aliado ideológico do ex-presidente Donald Trump antes da pandemia de coronavírus, Boris adotou caminhos distintos em temas como saúde, ambiente e multilateralismo e tenta agora se aproximar da nova gestão americana. Os EUA são um dos principais parceiros do Reino Unido, e os países começaram a negociar um acordo comercial na gestão anterior, cuja importância cresceu após o brexit.

No comunicado desta manhã, Boris afirmou que espera trabalhar “de perto com a nova administração enquanto derrotamos a Covid-19 e nos recuperamos melhor da pandemia". Além da luta contra o Sars-Cov-2, citou como projetos comuns o combate às mudanças climáticas, a promoção da democracia e as áreas de defesa e segurança.

Retrato de Boris de máscara preta e com os cabelos totalmente espetados pelo vento
O primeiro-ministro Boris Johnson deixa sua casa em Londres - Henry Nicholls/Reuters

O governo britânico espera azeitar as relações com a administração democrata antes da próxima reunião do G7, marcada para junho na região da Cornualha, no sudoeste inglês. “Estou ansioso para recebê-lo em Carbis Bay para o G7 e em Glasgow [Escócia] para a [reunião sobre o clima] COP, enquanto unimos forças para proteger nosso planeta”, declarou Boris.

Do outro lado do canal da Mancha, a União Europeia pediu uma "mudança global com base em valores comuns na democracia, nas mudanças climáticas, no tratamento da pandemia e na digitalização". Em discurso no Parlamento Europeu, a presidente da Comissão Europeia (Poder Executivo da UE), Ursula von der Leyen, disse que a Europa tinha agora "um amigo na Casa Branca", e estava "pronta para um novo começo com o seu parceiro mais antigo e confiável".

"Bem-vindo de volta!", escreveu o presidente da França, Emmanuel Macron, em referência à volta dos EUA ao acordo climático. "É juntos que podemos vencer os desafios do nosso tempo."

​A União Europeia aprovou a escolha do ex-secretário John Kerry como o responsável pelo tema e espera que Biden adote políticas semelhantes às suas. Entre os projetos semelhantes estão o compromisso de zerar a emissão líquida de gás carbônico até 2050 e a possibilidade de criar um imposto sobre o carbono nas fronteiras dos EUA, para desincentivar a concorrência de produtos que agridem o ambiente.

Já nesta semana é esperada uma conversa de Kerry com Frans Timmermans, vice-presidente da UE para o Green Deal (estratégia ambiental do bloco).

A chegada de Biden também retira um pouco da pressão americana sobre a política de concorrência e digital da UW, área que foi bombardeada por Trump, pelas tentativas de regular e tributar os gigantes americanos de tecnologia. O ex-presidente ameaçava uma guerra comercial, principalmente contra a França.

“O poder político desenfreado dos gigantes da internet deve ser refreado, e seu comportamento, ditado por leis em vez de decisões arbitrárias feitas por um CEO do Vale do Silício”, afirmou Von der Leyen no Parlamento.

Também não são menores os interesses comerciais, a ponto de o ministro da Economia da Alemanha, Peter Altmeier, publicar em inglês e letras maiúsculas a frase "AMERICA GREAT AGAIN!!" (América grande de novo, slogan do ex-presidente Trump) antes de dar parabéns a Biden.

Maior economia da Europa, a Alemanha vinha lutando para impedir que os Estados Unidos impusessem tarifas proibitivas aos seus automóveis, responsáveis por parte importante de suas receitas de exportação.

Além dos carros, os aviões foram alvo de uma disputa que os europeus esperam agora ver arrefecer. Sob Trump, os EUA impuseram tarifas sobre US$ 7,5 bilhões em importações europeias, incluindo os aviões da Airbus. A UE, em seguida, acusou os EUA de subsídios ilegais à Boeing e impôs tarifas sobre US$ 4 bilhões em importações dos EUA, incluindo aviões.

O comissário da UE responsável por comércio, Valdis Dombrovskis, disse na terça (19) que as duas partes vão trabalhar para retirar ou suspender as tarifas. Dombrovskis também se disse otimista com a troca de governo nos EUA: “Biden é um grande defensor do multilateralismo e de alianças internacionais”.

O otimismo, porém, deve ser acompanhado de paciência, já que o novo presidente americano deixou claro em sua campanha que sua prioridade será refortalecer a indústria americana. Medidas ousadas em direção à liberação do comércio não são esperadas nos primeiros meses.

A volta do apoio americano à aliança militar comum é também uma das principais expectativas, como mostram vários dos pronunciamentos feitos hoje, inclusive pelo premiê de Portugal, António Costa, que neste semestre ocupa a presidência rotativa da UE.

"Estamos prontos para trabalhar com o presidente Joe Biden desde o primeiro dia para fortalecer as relações UE-EUA, reafirmar a relevância duradoura da Otan e reforçar as respostas multilaterais a questões como as alterações climáticas e a defesa da democracia e dos direitos humanos", escreveu Costa em rede social.

Na Alemanha, a maior economia da Europa, o presidente Frank-Walter Steinmeier se disse "muito aliviado" por Trump ceder lugar a Joe Biden, e o ministro das Relações Exteriores, Heiko Maas, comemorou a volta dos EUA ao acordo do clima e à OMS (Organização Mundial da Saúde). "Nem sempre concordaremos com a nova administração, mas faremos de tudo para encontrar soluções", arrematou, em rede social.

A posse da vice-presidente, Kamala Harris, a primeira mulher, primeira negra e primeira descendente de asiáticos a ocupar o posto, foi motivo de comemoração do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. "A igualdade está abrindo seu caminho sem parar em todo o mundo. (...) Uma mudança de era, não apenas para os EUA, mas para toda a sociedade. É a vez das mulheres!", escreveu em rede social.

Sánchez tem 3 mulheres entre seus 4 vice-primeiros-ministros, e metade dos seus ministros são mulheres.

Foi também à vice-presidente que se dirigiu a primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, em sua mensagem: "Vice-presidente @KamalaHarris, meus mais calorosos parabéns! Estou ansiosa para trabalhar com você e a nova administração. A Finlândia quer fortalecer ainda mais nossas boas relações e cooperação. Clima, igualdade e direitos humanos precisam de vozes fortes".

Enquanto líderes cumprimentam Biden, cidadãos europeus se mostram cautelosamente esperançosos com a nova gestão, de acordo com pesquisa do Conselho Europeu de Relações Exteriores, que entrevistou 15 mil europeus em 11 países. Mais de 60% afirmam que, após Trump, o sistema político americano está danificado, mas 49% dizem acreditar que será possível curar as divisões internas.

Para 31%, a polarização continuará forte, e o restante não sabe.

Raízes Irlandesas

Na Europa, uma das recepções mais calorosas ao novo presidente americano é a da cidade irlandesa de Ballina, na costa oeste do país. Biden é descendente de irlandeses que deixaram a região e chegaram a Nova York em 1851. O tataravô de Biden, Patrick Blewitt, tinha 18 anos quando chegou aos EUA e se estabeleceu na cidade de Scranton, na Pensilvânia.

Foi ali que o presidente americano cresceu, em uma comunidade católica majoritariamente irlandesa. Em 2016 ele vistou Ballina como vice-presidente e, em 2017, voltou ao local para rastrear suas raízes.

Seus parentes do clã Blewit que ainda moram em Ballina foram convidados para a posse, mas a viagem foi frustrada pela pandemia. A cidade foi enfeitada com bandeiras vermelhas, brancas e azuis, e murais e cartazes comemoram a chegada de Biden à Presidência dos EUA.

O presidente americano foi saudado como "um verdadeiro amigo da Irlanda" pelo premiê do país, Micheál Martin. "Como ele disse em seu discurso, este é um dia de história e esperança, e espero ansioso pela oportunidade de estreintar ainda mais as relações entre nossas grandes nações".

Também vieram boas-vindas de outro país que faz parte da história de Biden, embora por motivos menos felizes: a Ucrânia, cujo governo foi pressionado por Donald Trump para que investigasse a família do rival democrata.

Volodimir Zelenski, o presidente do país, afirmou que terá o maior prazer em receber Biden "na conhecida Kiev": "Tenho certeza de que nossas relações serão aprimoradas".

Mensagem do papa

Após a posse do novo presidente, o papa Francisco disse que está orando para que Deus guie os esforços do democrata para trazer a reconciliação nos Estados Unidos e entre as nações do mundo.

Em uma mensagem enviada ao segundo presidente católico na história dos EUA, o pontífice afirmou esperar que Biden trabalhe por uma sociedade marcada pela justiça, liberdade e respeito pelos direitos e pela dignidade de cada pessoa, especialmente dos pobres, dos vulneráveis e daqueles cujas vozes não são ouvidas.

"Sob sua liderança, que o povo americano possa continuar a extrair força dos elevados valores políticos, éticos e religiosos que inspiraram a nação desde sua fundação", disse o líder da Igreja Católica.

"Eu também peço a Deus, a fonte de toda sabedoria e verdade, para guiar seus esforços para promover a compreensão, reconciliação e paz dentro dos Estados Unidos e entre as nações do mundo, a fim de promover o bem comum universal", acrescentou Francisco.


REPERCUSSÃO


“A Europa tem agora um amigo na Casa Branca e está pronta para um novo começo com o seu parceiro mais antigo e confiável. Devemos promover uma mudança global com base em valores comuns na democracia, nas mudanças climáticas, no tratamento da pandemia e na digitalização."

URSULA VON DER LEYEN, presidente da Comissão Europeia (Poder Executivo da UE), em discurso no Parlamento Europeu

"Felicito calorosamente Joe Biden por sua histórica posse como 46º presidente dos Estados Unidos e espero trabalhar de perto com a nova administração enquanto derrotamos a Covid-19 e nos recuperamos melhor da pandemia. Em nossa luta contra a Covid e através das mudanças climáticas, defesa, segurança e na promoção e defesa da democracia, nossos objetivos são os mesmos e nossas nações trabalharão de mãos dadas para alcançá-los. Estou ansioso para recebê-lo em Carbis Bay para o G7 e em Glasgow para a COP, enquanto unimos forças para proteger nosso planeta. Somente por meio da cooperação internacional podemos realmente superar os desafios comuns que enfrentamos.”

BORIS JOHNSON, primeiro-ministro do Reino Unido, em comunicado

"Congratulo-me com o retorno dos Estados Unidos ao Acordo Climático de Paris: bem-vindo de volta! É juntos que podemos vencer os desafios do nosso tempo. Juntos podemos mudar a situação climática, agindo pelo nosso planeta."

EMMANUEL MACRON, presidente da França, em rede social

"Muitos parabéns a @Joe Biden e @KamalaHarris neste dia histórico. Da mudança climática ao comércio e segurança, nossos dois países compartilham um vínculo estreito e um relacionamento especial. Esperamos trabalhar com você nas prioridades compartilhadas como uma força do bem no mundo."

DOMINIC RAAB, ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, em rede social

"Finalmente: "AMERICA GREAT AGAIN!! Parabéns, Biden"

PETER ALTMEIER, ministro da Economia da Alemanha

“Biden representa a vitória da democracia sobre a ultradireita e seus três métodos, a decepção massiva, a divisão nacional e o abuso, mesmo violento, das instituições democráticas. ”

PEDRO SÁNCHEZ, premiê da Espanha, em discurso

"A igualdade está abrindo seu caminho sem parar em todo o mundo. (...) Uma mudança de era, não apenas para os EUA, mas para toda a sociedade. É a vez das mulheres! Parabéns, Kamala Harris."


IDEM, em rede social

"Estamos prontos para trabalhar com o presidente @Joe Biden desde o primeiro dia para fortalecer as relações UE-EUA, reafirmar a relevância duradoura da Otan e reforçar as respostas multilaterais a questões como as alterações climáticas e a defesa da democracia e dos direitos humanos."

ANTÓNIO COSTA, premiê de Portugal e presidente do Conselho da União Europeia (presidência rotativa)

"Agora poderemos explorar um terreno comum - os EUA voltarão à OMS e ao acordo do clima. Nem sempre concordaremos com a nova administração, mas faremos de tudo para encontrar soluções."

HEIKO MAAS, ministro das Relações Exteriores da Alemanha

"Estou muito aliviado que Joe Biden será empossado como presidente hoje. Sei que esse sentimento é compartilhado por muitas pessoas na Alemanha. (...) Esperamos ter novamente os EUA ao lado como um parceiro indispensável no combate à pandemia do coronavírus, em mudança climática, questões de segurança, controle de armas e desarmamento, e muitos conflitos urgentes em todo o mundo. (...) Devemos enfrentar com firmeza a polarização, proteger e fortalecer a esfera pública de nossas democracias e fazer políticas com base na razão e nos fatos."

FRANK-WALTER STEINMEIER, presidente da Alemanha

“Temos muitas coisas em nossa lista de tarefas que gostaríamos de discutir com a próxima Presidência do novo governo. Esperamos um debate construtivo para que possamos ficar alinhados.”

MARGRETHE VESTAGER, vice-presidente da Comissão Europeia para concorrência e política digital, em entrevista ao jornal Financial Times

"Hoje um verdadeiro amigo da Irlanda tornou-se o 46º presidente dos EUA. Como ele disse em seu discurso, é um dia de história e esperança e espero estreitar cada vez mais os laços entre nossas duas grandes nações. Além disso, um dia histórico em que @KamalaHarris é empossada a primeira vice-presidente mulher dos EUA."

MICHEÁL MARTIN, primeiro-ministro da Irlanda, em rede social

"Esperamos trabalhar com o presidente eleito Joe Biden para fortalecer ainda mais os laços entre os Estados Unidos e a Europa, pois enfrentamos desafios globais que nenhum dos dois pode enfrentar sozinho."

JENS STOLTENBERG, secretário-geral da Otan, em rede social

"Meus mais sinceros parabéns a @Joe Biden por se tornar o 46º presidente americano. Estou ansioso para cooperar estreitamente no fortalecimento da parceria estratégica polaco-americana. Deus abençoe a Polônia e Deus abençoe a América!"

ANDRZEJ DUDA, presidente da Polônia

"Vou trabalhar em estreita colaboração com o governo Biden, (...) um grande defensor do multilateralismo e de alianças internacionais.”

VALDIS DOMBROVSKIS, comissário de Comércio da União Europeia, em audiência no Parlamento Europeu

“Hoje é uma oportunidade para rejuvenescer a nossa relação transatlântica, que sofreu muito nos últimos quatro anos. Durante esse tempo, o mundo ficou mais complexo, menos estável e menos previsível. Mais do que nunca, isto exige que nós, europeus, tomemos firmemente o nosso destino nas nossas próprias mãos para defender os nossos interesses e promover os nossos valores. Junto com os EUA, devemos ser a base da ordem internacional baseada em regras, trabalhando pela paz, segurança, prosperidade, liberdade, direitos humanos e igualdade de gênero .”

CHARLES MICHEL, presidente do Conselho Europeu (que reúne presidentes e primeiros-ministros dos 27 membros da UE).

"Parabéns calorosos ao presidente @Joe Biden e VP @KamalaHarrisque fará o juramento de posse hoje em Washington. Um novo começo para nosso amigo e aliado próximo e para a democracia americana."

LUIGI DI MAIO, ministro das Relações Exteriores da Itália, em rede social

"Assistindo à posse do novo presidente dos EUA no novo escritório na rua Bankova, terei o maior prazer em recebê-lo, @Joe Biden, na conhecida Kiev. Tenho certeza de que nossas relações serão aprimoradas."


VOLODIMIR ZELENSKI, presidente da Ucrânia, em rede social

"Vice-presidente @KamalaHarris, meus mais calorosos parabéns! Estou ansiosa para trabalhar com você e a nova administração. A Finlândia quer fortalecer ainda mais nossas boas relações e cooperação. Clima, igualdade e direitos humanos precisam de vozes fortes."

SANNA MARIN, primeira-ministra da Finlândia

“Parabéns ao presidente Joe Biden e à primeira vice-presidente, Kamala Harris. Estamos ansiosos para trabalhar juntos. As mudanças climáticas, COVID-19 e a luta contra o terrorismo estão no topo da longa lista de desafios globais que só podemos enfrentar com sucesso trabalhando juntos, em um espírito de cooperação internacional e solidariedade.”

ALEXANDER DE CROO, premiê da Bélgica, em comunicado

"Com a nova administração dos Estados Unidos, temos oportunidade histórica de reconstruir e reforçar a relação transatlântica, nossa parceria mais importante. Como Europa capaz e resiliente, e para atender as necessidades do século 21 em conjunto"

JOSEPH BORRELL, alto representante para Relações Exteriores da UE, em rede social

"Estou ansioso para fazer parcerias e levar o relacionamento já exemplar entre a Bulgária e os Estados Unidos da América a níveis ainda mais altos."

BOYKO BORISSOV, primeiro-ministro da Bulgária, em rede social

" 'Com unidade podemos fazer grandes coisas.' Presidente @Joe Biden e vice-presidente
@KamalaHarris mostraram o caminho para derrotar as forças de extrema direita que surgiram em todo o mundo. Juntos, todos devemos agora assumir essa luta. "

SADIQ KHAN, prefeito de Londres, em rede social

"Sob sua liderança, que o povo americano possa continuar a extrair força dos elevados valores políticos, éticos e religiosos que inspiraram a nação desde sua fundação. Eu também peço a Deus, a fonte de toda sabedoria e verdade, para guiar seus esforços para promover a compreensão, reconciliação e paz dentro dos Estados Unidos e entre as nações do mundo, a fim de promover o bem comum universal"

PAPA FRANCISCO, em mensagem direta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.