Mourão diz que EUA são 'farol' ao comentar posse de Biden, e Maia pede união contra radicalismo

Para vice-presidente brasileiro, relações não mudam com novo governo do democrata

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta quarta (20) que não espera mudanças nas relações entre Brasil e Estados Unidos com o início do mandato do democrata Joe Biden, que tomou posse nesta tarde. Mourão disse que o modelo democrático americano é um "farol" para o mundo ocidental.

Os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), também parabenizaram Biden e a vice Kamala Harris. Maia disse que espera união para conter o radicalismo.

O vice presidente Hamilton Mourão  durante solenidade em comemoração aos 160 anos da Caixa, no Palácio do Planalto
O vice presidente Hamilton Mourão durante solenidade em comemoração aos 160 anos da Caixa, no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 12.jan.2021/Folhapress

Jair Bolsonaro, por sua vez, ainda não se pronunciou. Ele demorou a reconhecer a vitória do candidato democrata nas eleições e por diversas vezes questionou a lisura do processo. O presidente brasileiro participou de cerimônia na Base Aérea de Brasília e não comentou a posse do novo líder americano.

Biden e a vice, Kamala Harris, tomaram posse em uma cerimônia mais modesta devido à pandemia do novo coronavírus. O evento também ocorreu sob grande aparato de segurança, após a invasão do Capitólio por militantes que foram insuflados pelo ex-presidente Donald Trump, nos primeiros dias do mês.

Ao chegar à sede da Vice-Presidência, Mourão ressaltou as relações históricas entre Brasil e EUA e destacou que os americanos seguirão como um modelo democrático que é "farol" ao mundo ocidental.

"A relação Brasil-EUA é uma relação que vem desde a nossa independência, é uma relação de Estado para Estado e, desta maneira, ela vai continuar. É um parceiro comercial importante, é um parceiro tecnológico importante. E sempre colocando que os Estados Unidos, o modelo democrático americano, é um farol para o mundo ocidental e, desta forma, ela vai prosseguir", afirmou o vice-presidente.

Maia, por sua vez, cumprimentou Biden pelas redes sociais. "Em nome da Câmara dos Deputados, cumprimento o presidente dos EUA, Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, por sua posse hoje”, escreveu. “Que as duas nações atuem em conjunto em favor do fortalecimento da democracia, do combate ao radicalismo e da proteção ao meio ambiente.”

As questões ambientais foram alvo de divergência entre o então candidato Biden e o presidente brasileiro. O democrata já criticou a política ambiental do atual governo e nomeou Juan Gonzalez como diretor sênior para o Hemisfério Ocidental no Conselho de Segurança Nacional —cargo responsável por assuntos ligados à América Latina. Gonzalez é crítico da agenda ambiental do governo de Bolsonaro, e declarações anteriores do indicado mostram que o tema pode trazer conflitos à relação entre EUA e Brasil.

Além de Maia, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também usou as redes sociais para parabenizar o presidente americano e disse esperar que os países possam manter um diálogo aberto.

“Em nome do Parlamento brasileiro, cumprimento e desejo êxito ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e à vice-presidente Kamala Harris. Que nossos países possam manter abertos os canais de diálogo e do entendimento, sempre buscando o equilíbrio”, escreveu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.