Descrição de chapéu Governo Biden Coronavírus

Na véspera da posse, Biden homenageia vítimas de Covid e fala em 'curar o país'

Presidente eleito dos EUA participou de vigília no dia em que EUA atingiram 400 mil mortos pela doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

No dia em que os Estados Unidos atingiram a sombria marca de 400 mil mortes por Covid-19, o presidente eleito Joe Biden participou de um evento em homenagem às vítimas da pandemia e disse que é preciso enfrentar a dor de lembrá-las para começar a curar o país.

"É importante fazer isso como nação e é por isso que estamos aqui hoje. Para curar, devemos lembrar. E, às vezes, é difícil lembrar. Mas é assim que curamos", disse Biden em um brevíssimo discurso.

Ele estava acompanhado da mulher, Jill, e dos netos, além da vice-presidente eleita Kamala Harris, que também fez uma fala sobre o luto causado pela tragédia sanitária. "Nesta noite sofremos e começamos a nos curar juntos", afirmou Kamala.

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, participa de vigília em homenagem a vítimas da Covid-19
O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, participa de vigília em homenagem a vítimas da Covid-19 - Patrick Fallon/AFP

Diante de luzes colocadas ao longo da piscina refletora do Lincoln Memorial, um dos monumentos mais emblemáticos de Washington, Biden disse que era preciso "iluminar as trevas" e "lembrar tudo o que perdemos". O democrata toma posse nesta quarta-feira (20) como o 46º presidente dos EUA depois de quatro anos de um governo divisivo do republicano Donald Trump.

A vigília em homenagem às vítimas da Covid-19 foi marcada pelas luzes e badalas das igrejas de uma Washington sitiada. A cidade teve a segurança redobrada para a cerimônia de posse de Biden após ameaças de novos ataques e protestos violentos, na esteira da invasão do Capitólio, em 6 de janeiro.

Diversas cidades americanas também se juntaram à iluminação em memória das vítimas da pandemia. Em Nova York, o Empire State Building acendeu em vermelho, simbolizando o pulsar do coração.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.