Descrição de chapéu Coronavírus

Política pós-pandemia vai aliar nacionalismo e cooperação, diz especialista em governança

Em debate no Fórum Econômico Mundial, reitora de Escola de Governo da Universidade de Oxford diz que história já mostrou colaboração em momentos de crise profunda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas

A política pós-pandemia de coronavírus terá ao mesmo tempo doses de nacionalismo e cooperação internacional, afirmou nesta quinta (28) Ngaire Woods, reitora da Escola de Governo Blavatnik, da Universidade de Oxford, e professora de governança global.

Em debate sobre como redesenhar a política após a pandemia, promovido pelo Fórum Econômico Mundial, ela disse que, assim como ao final da Segunda Guerra Mundial, as nações serão pressionadas a “arrumar primeiro os seus quintais” antes de pensar em grandes projetos globais.

“Líderes e governos terão que colaborar com seus parceiros da economia para dar oportunidades aos seus cidadãos ao mesmo tempo em que promovem a cooperação internacional”, disse Woods. Para ela, há pelo menos três áreas em que essa cooperação será incentivada: na vitória sobre o coronavírus, no investimento para a reconstrução econômica e na ajuda humanitária.

“Já fizemos isso em momentos de divisões muito mais agudas, sob ameaça de uma hecatombe nuclear”, afirmou, dizendo estar cautelosamente otimista.

Moça de camiseta vermelha e paletó branco cruza os braços em frente a vaso de planta
Ngaire Woods, reitora da Escola de Governo Blavatnik, da Universidade de Oxford - Adriano Vizoni - 15.mar.2018/Folhapress

Para o jornalista Martin Wolf, editor-associado e principal colunista econômico do jornal britânico Financial Times, o mundo passa por um de seus maiores desafios, e as decisões tomadas pelos governos nos próximos anos vão moldar o mundo de maneira muito profunda. “Este é um daqueles momentos em que se faz, refaz ou desfaz a ordem mundial e a ordem política doméstica”, disse ele.

Uma das grandes questões para Wolf, que coordenou o debate, é a perspectiva de que a China se torne o poder dominante, assumindo o lugar dos Estados Unidos. Ele argumenta que em vários países do mundo a legitimidade dos poderes político e econômico foi desafiada, e não será trivial reconstruir a confiança nos governos à sombra de um poder emergente que tem um sistema completamente diferente dos do mundo ocidental.

Preocupação semelhante foi expressa por David Rubenstein, cofundador e principal executivo de um dos maiores grupos de private equity do mundo, o Carlyle. “Os EUA recuaram em sua liderança global sob o governo de Donald Trump e ficará mais difícil recuperar a imagem americana depois que o mundo assistiu horrorizado à invasão do Congresso”, disse ele.

Paralelamente ao recuo dos EUA, a China mostrou eficiência no combate à pandemia e recuperou rapidamente seu crescimento econômico, o que lhe deu uma posição relativa ainda melhor na liderança global, disse ele.

Rubenstein apontou ainda que a administração do presidente Joe Biden terá que lidar com um forte crescimento na desigualdade, em um grau que não será fácil de resolver nem mesmo com estímulos econômicos.

O aumento da desigualdade foi, segundo Wolf, um dos principais impactos negativos da pandemia: “As maiores perdas de vida foram entre os idosos, mas as maiores perdas econômicas foram entre as mulheres, as minorias e os menos qualificados, reabrindo o abismo”. Ao mesmo tempo, segundo ele, “há muita raiva nas duas pontas do espectro político” —nos que defendem pautas identitárias como o Black Lives Matter e na extrema direita— o que dificulta a tarefa de um governo centrista.

O momento é “catalítico”, nas palavras de Lysa John Berna, diretora da Civicus, entidade não governamental que promove a participação dos cidadãos na política. “Após uma década de descontentamento, as pessoas chegaram a um ponto em que não têm nada a perder, e a pandemia, por ser um fenômeno global, acabou conectando todos os insatisfeitos com o sistema e alimentando os movimentos”, disse.

Embora Wolf tenha apontado que a influência global da China, de governo centralizador, poderia ser um obstáculo para a atuação dos movimentos cívicos, Berna disse que eles estão organizados de forma muito horizontal, sem uma liderança central ou uma máquina única, o que permite que sobrevivam a pressões de governos autoritários.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.