Descrição de chapéu Belarus

Regente resgata canções históricas e dribla repressão na internet

Belarussa que chegou a ser presa por cantar em quintais de Minsk conta como usa canções para combater a ditadura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas

Galina Kazimirovskaia, 40, ficou cinco dias na cadeia e pagou uma multa equivalente a R$ 3.000 por cantar em uma reunião noturna de vizinhos em um quintal de Minsk.

Regente, ela lidera o Volny Choir (Coro Livre), uma das formas de microprotesto que surgiram para driblar a ditadura belarussa.

Quando a repressão chocante varreu a Belarus, em meados de agosto, os músicos e membros do coro da Filarmônica foram para a rua e cantaram o hino "Mahutny Bozha" (Deus Todo-Poderoso). A ação acontecia todos os dias na hora do almoço, em frente ao prédio da orquestra, e as pessoas iam até lá para ouvir. Assisti ao vídeo numa rede social e entendi que uma das coisas mais necessárias agora no país era inspirar as pessoas.

A regente belarussa Galina Kazimirovskaia, cofundadora do Coro Volny, que resgatou canções históricas da Belarus como forma de protestar contra o ditador Aleksandr Lukachenko - @kazimirovskaya no Instagram

No dia seguinte, chamei os integrantes do coro Concórdia, do qual sou regente, e fomos cantar ao lado da Filarmônica. Muitos choravam enquanto ouviam, e isso era muito importante naquele momento, porque todos estávamos perdidos. Era impossível ficar em casa, ir trabalhar, fazer coisas do dia-a-dia. Estávamos assustados, chocados com a violência, e esse fluxo de sons nos mostrou a possibilidade de união.

Durou até o dia em que começamos a ser chamados pela polícia, e manter as apresentações ficou muito perigoso. E isso deixou ainda mais claro que as pessoas realmente precisavam da música, porque elas nos perguntavam ‘quando acontecerá de novo? Onde?’.

Então começaram os flash mobs em shopping centers. Eu participava como cantora, junto com os outros, só porque conhecia as músicas e estava em meio a pessoas com mentes parecidas. Era o nascimento do movimento coral contra a ditadura, mas não sabíamos ainda no que isso resultaria.

Em setembro, percebemos que havia algo a ser moldado, e um grupo de seis pessoas criamos o Volny Choir (Coro Livre). O que podemos fazer? Não somos soldados, não podemos lutar. Mas, enquanto cantamos, passamos juntos por esse tempo e mantemos nosso ânimo. A música se tornou um pouco nossa arma.

Cantores com roupas brancas e cabelos cobertos de branco e máscara vermelha sobre os olhos, segurando álbuns de partitura vermelhos
Apresentação do Volny Choir (Coro Livre), coletivo musical organizado para protestar contra o ditador Aleksandr Lukachenko - Reprodução/YouTube

Percebemos que faltavam hinos na língua belarussa, de nossos poetas nacionais. Esse tipo de canção patriótica foi absolutamente esquecida em nosso país. Várias composições foram reunidas, ampliamos o repertório, fiz muitos arranjos de músicas novas e antigas, um cancioneiro chamado Hodnyia Pesni (Músicas de Valor).

São canções que estão perto do coração da maioria dos belarussos. Eles as escutaram em algum lugar do passado, mas agora mais e mais pessoas precisavam ouvi-las. Essa foi nossa direção para avançar.

Têm aparecido cada vez mais novas formas de protesto. Uma muito importante foram as reuniões nos quintais, nos bairros da cidade. Bandas de música, cantores de diferentes estilos e gêneros se reúnem nos bairros e se apresentam para os vizinhos, que bebem chá com biscoitos e conversam.

Entramos nos quintais e incentivamos as pessoas a cantar conosco, aprender as músicas, para que algum dia possamos reunir todos juntos em uma praça enorme e cantar nossas canções belarussas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.