Descrição de chapéu jornalismo mídia

China bane transmissão da rede de TV BBC World News

Pequim diz que emissora violou interesses nacionais; decisão vem logo após o Reino Unido revogar licença da TV chinesa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

O órgão regulador de transmissões na China, a Administração Nacional de Rádio e Televisão, anunciou nesta quinta-feira (11) que bloqueou o canal da rede de TV BBC World News, sob a justificativa de que a emissora teria violado interesses do país.

A decisão vem uma semana após o regulador de mídia do Reino Unido revogar a licença de transmissão da televisão estatal chinesa.

Em 4 de fevereiro, a agência britânica Ofcom (que regula as transmissões no país) revogou a licença da China Global Television Network, a CGTN, para transmitir no Reino Unido, após uma investigação ter descoberto que a licença era detida indevidamente por uma outra empresa, que não era responsável pelo conteúdo editorial do canal.

Segundo o anúncio desta quinta, após uma investigação, Pequim concluiu que a cobertura da BBC teria “violado gravemente” as regulações que exigem “jornalismo verdadeiro e imparcial”, prejudicando os interesses nacionais do país.

Sede da rede BBC em Londres - Daniel Leal-Olivas - 11.fev.2021/AFP

O canal, portanto, não atende aos requisitos para canais estrangeiros transmitidos na China e sua solicitação para ir ao ar por mais um ano não será mais aceita, acrescentou o comunicado. ​

"Estamos desapontados com o fato de as autoridades chinesas terem decidido adotar esse curso de ação", disse um porta-voz da BBC em um comunicado por email.

O ministro das Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, disse que a decisão da China de proibir o canal BBC World News é "uma restrição inaceitável da liberdade da mídia". "Esta última medida só prejudicará a reputação da China aos olhos do mundo", concluiu.

A BBC World News não está incluída na maioria dos pacotes de canais de TV na China, mas está disponível em alguns hotéis e residências. Dois jornalistas da agência de notícias Reuters disseram que o canal já está fora do ar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.