Diplomatas russos deixam Coreia do Norte empurrando carrinho pelos trilhos

Com fronteira fechada, não há transportes operando entre os dois países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Diplomatas russos tiveram de deixar a Coreia do Norte empurrando um pequeno vagão sobre trilhos de trem, por causa da falta de transportes entre os dois países.

Como a fronteira foi fechada por conta da pandemia, um grupo de oito funcionários russos e suas famílias tiveram uma jornada difícil para voltar para casa. A Coreia do Norte proibiu trens e voos de passageiros de entrar e sair do país, que diz não ter registrado casos de Covid.

Diplomatas russos viajam em vagão com tração manual para sair da Coreia do Norte
Diplomatas russos viajam em vagão com tração manual para sair da Coreia do Norte - Ministério das Relações Exteriores da Rússia no Facebook

"Desde que as fronteiras foram fechadas e o tráfego de passageiros foi paralisado, foi preciso fazer uma longa e difícil jornada para voltar para casa", disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, no Facebook. A história foi noticiada pela BBC.

Para chegar até a fronteira, o grupo enfrentou 32 horas de trem e duas horas de ônibus, para ir de Pyongyang até a divisa com a Rússia, uma distância de cerca de 550 km em linha reta.

O trecho final da jornada, de cerca de 1 km, foi percorrido em um pequeno vagão, empurrado pelo diplomata russo Vladislav Sorokin, que tem o cargo de terceiro-secretário. Ele levou sua filha de três anos, Varya, na viagem. Além dos passageiros, havia várias malas a bordo.

Ao chegar à Rússia, o grupo foi saudado e depois levado de ônibus até Vladivostok, onde embarcou em um voo.

Ao longo do ano passado, muitos diplomatas estrangeiros deixaram a Coreia do Norte e, com isso, embaixadas foram fechadas no país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.