Enquanto energia começa a ser restabelecida, Texas enfrenta falta de água potável

Moradores do estado se veem obrigados a diminuir consumo ou ferver água devido a falhas de energia nas concessionárias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A crise no fornecimento de energia causada por uma tempestade de inverno que castigou o Texas também se tornou uma crise no fornecimento de água.

Centenas de milhares de casas e empresas estão lidando com canos quebrados ou sendo obrigados a ferver água, já que concessionárias têm poços congelados e estações de tratamento funcionando com bateria reserva, segundo o New York Times.

Homem anda de esqui em campo de golfe coberto de neve em Fort Worth, no Texas
Homem anda de esqui em campo de golfe coberto de neve em Fort Worth, no Texas - Ron Jenkins/Getty Images/AFP

No condado de Harris, onde fica Houston, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas com avisos das concessionárias para ferver a água ou o fornecimento interrompido, afirmou Brian Murray, porta-voz da agência de emergência da região, de acordo com o jornal americano.

Na capital, Austin, também houve recomendação para ferver água devido a uma falha de energia na maior estação de tratamento da cidade. Já em Kyle, a prefeitura pediu para que os moradores suspendessem o uso de água devido à escassez.

Outras regiões, porém, sofreram consequências ainda mais sérias. No Centro Médico St. David, em Austin, autoridades tentavam na noite desta quarta-feira (17) consertar o sistema de aquecimento que estava falhando devido à baixa pressão da água —a temperatura era de -4°C à meia-noite desta quinta (18).

Eles foram obrigados a buscar banheiros portáteis e distribuir garrafas de água a pacientes e funcionários para que pudessem lavar as mãos.

Também nesta quinta, a tempestade trouxe chuva congelada, neve e temperaturas bem abaixo da média para o estado. Para lidar com o frio intenso, os texanos estão usando fornos, grelhas de churrasco, geradores a gasolina e os próprios veículos para se manterem aquecidos.

Ao menos 38 morreram nos EUA devido à onda de frio, de acordo com o New York Times. A tempestade deixou ainda estradas intransitáveis, afetou a distribuição de vacinas contra a Covid-19 e cobriu de neve três quartos dos EUA continentais.

Segundo o governador do Texas, Greg Abbott, uma trégua das temperaturas congelantes deve vir apenas no sábado (20).

A situação, entretanto, já começa a se reverter. Menos de 500 mil consumidores estavam sem energia, uma baixa no número que chegou a 5 milhões nos últimos dias.

Com The New York Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.