Forte terremoto atinge Fukushima, no Japão, e deixa dezenas de feridos

Apesar de milhares terem ficado sem energia, tremor não gerou alertas de tsnunami, nem causou danos em usinas nucleares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Iwaki (Japão) e Tóquio | Reuters e AFP

Um forte terremoto que atingiu a costa leste do Japão neste sábado (13) deixou dezenas de feridos e gerou uma falta de energia generalizada. O tremor de magnitude 7,3, porém, não causou grandes danos nem motivou alertas de tsnunami.

O epicentro foi no mar, na região de Fukushima, a uma profundidade de 60 km, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão. Em terra, os prédios tremeram durante algum tempo depois que ocorreu o terremoto, às 23h08 no horário local (11h08 em Brasília). Os efeitos foram sentidos também em Tóquio, a mais de 200 quilômetros de distância.

Posteriormente houve uma réplica de magnitude 4,7, informou a agência.

Funcionário de loja de bebidas alcoólicas em Fukushima realiza limpeza após terremoto fazer com que garrafas se quebrassem
Funcionário de loja de bebidas alcoólicas em Fukushima realiza limpeza após terremoto fazer com que garrafas se quebrassem - Kyodo/Reuters

Ao menos 20 ficaram feridos, segundo relatos da agência de notícias Kyodo. Cerca de 950 mil casas ficaram sem energia, afirmou o porta-voz do governo japonês, Katsunobu Kato. Os blecautes pareciam estar concentrados no nordeste do Japão, incluindo Fukushima e cidades da região.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga voltou ao seu escritório para acompanhar de perto as operações de controle, e o governo organizou uma coordenação conjunta com a região afetada.

Não houve irregularidades nas usinas nucleares Daiichi e Daini, em Fukushima, nem na planta Kahiwazaki-Kariwa, afirmou a Empresa de Energia Elétrica de Tóquio, responsável pelos locais. Kato disse que também não houve danos na usina de Onagawa.

O terremoto deste sábado atingiu o Japão apenas semanas antes do décimo aniversário do tremor que devastou a região nordeste do país e desencadeou um enorme tsunami que levou à pior crise nuclear do mundo em 25 anos, centrada na planta de Daiichi. Mais de 18 mil pessoas morreram em consequência da tragédia.

O Japão está no Cinturão de Fogo do Pacífico, uma das regiões com maior atividade sísmica do planeta. O país concentra 20% dos terremotos com magnitude maior que 6.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.