Descrição de chapéu

Mantida para enfrentar Trump, uma geração de editores sai de cena nos EUA

Devem ser trocadas as chefias de New York Times, Washington Post, Los Angeles Times, CNN e Reuters, entre outras; expectativa é por mulheres e minorias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Martin Baron, 66, editor do Washington Post, anunciou há duas semanas que vai deixar o cargo no próximo dia 28, disparando uma dança das cadeiras nos principais títulos americanos.

Além dele, é esperada a saída dos editores de New York Times, Los Angeles Times, CNN e Reuters, além de diversos veículos menores, como Vox.

Dean Baquet, editor-executivo do jornal The New York Times - Todd Heisler - 14.mai.2014/The New York Times

Várias das mudanças são esperadas há tempos, mas foram represadas por Donald Trump, que manteve por cinco anos, entre campanha e governo, uma postura de questionamento intermitente à imprensa.

A troca de guarda acompanhada com mais atenção é aquela do NYT, jornal que encerrou estes cinco anos com 7,5 milhões de assinantes, parte deles trazidos pela resistência ao ex-presidente, no que ficou conhecido como "Trump bump".

Há três meses, desde a derrota de Trump na eleição americana, Dean Baquet já edita o jornal nova-iorquino de Los Angeles, onde até comprou casa, como revelou a revista de celebridades Ok!.

Ele diz que vai voltar para Nova York quando o jornal encerrar o isolamento, mas precisa sair do cargo até o ano que vem, quando faz 66, a idade máxima permitida internamente.

Com Baron e Norman Pearlstine, 78, do LA Times, é toda uma geração de comandantes de Redação que sai de cena.

Baron já havia chefiado o Miami Herald e o Boston Globe, inclusive na cobertura que resultou no filme "Spotlight", em que é representado pelo ator Liev Schreiber.


Pearlstine chefiou Wall Street Journal, Time, Forbes, Bloomberg Businessweek e outras. Baquet já havia sido editor do mesmo LA Times e agora se especula que poderia voltar para o posto, morando lá, mas ele nega.

O que se projeta, inclusive nos próprios jornais que ainda dirigem, é que os três e os demais devem dar lugar a uma geração de mulheres e, eventualmente, minorias étnicas.

No jornal de Los Angeles, por exemplo, são nomes como Kimi Yoshino e Julia Turner, da própria Redação, Janice Min, do Hollywood Reporter, e Anne Kornblut, hoje no Facebook.

Tanto para o LA Times como para o Washington Post, outro nome citado repetidamente é o do jornalista negro Kevin Merida, editor na ESPN.

No NYT, pode-se dizer que a mudança começou há uma década e agora está apenas se ampliando. Baquet, que é negro, foi precedido por uma mulher, Jill Abramson.

E no último ano duas mulheres foram escolhidas para funções de direção: Meredith Kopit Levien, presidente da NYT Company, e Kathleen Kingsbury, editora de Opinião, de posição hierárquica equivalente à de Baquet, que dirige o noticiário.

A pressão por mulheres e negros em posição de poder, nos três jornais e por toda a imprensa americana, vem no rastro de movimentos como #MeToo e #BlackLivesMatter, que vêm levando a rebeliões nas próprias Redações.

Mas a decisão final é dos controladores, bilionários de tecnologia como Jeff Bezos, do Washington Post, e Patrick Soon-Shiong, do LA Times, ou a família Sulzberger, do NYT.


Bezos acaba de deixar a presidência executiva da Amazon para, segundo relatos, se dedicar a projetos espaciais e ao jornal que comprou há sete anos, a começar da escolha do novo editor. Baron já estava no cargo, quando da aquisição.

A. G. Sulzberger, 40, publisher do NYT, também herdou Baquet, ao assumir o jornal em 2018, e fará agora sua primeira escolha, de fato.

Na agência de notícias Reuters, que enfrenta menos pressão de opinião externa, a decisão sobre o substituto do editor Stephen Adler será da corporação canadense Thomson Reuters, até abril.

Adler, 65, é outro da geração que começa a sair de cena. Ele editou a Businessweek antes de chegar à agência, onde há dez anos comanda 2.500 jornalistas pelo mundo, a partir de Nova York.

Jeff Zucker, 55, presidente da CNN, é caso à parte pela idade e por não ser propriamente jornalista, mas um executivo de televisão, tendo presidido a NBC quando Trump se tornou apresentador do reality show The Apprentice.


Há sete anos no canal de notícias, priorizou a cobertura de Trump já na campanha e depois tornou a CNN um veículo marcadamente de oposição, com audiência crescente, a ponto de superar a Fox News.

Mas a aquisição da CNN pelo grupo de telecomunicações AT&T há dois anos gerou conflitos corporativos, com um projeto para streaming como modelo de negócio, não mais TV paga, e Zucker anunciou que sai antes do fim do ano.

Baron, o mais emblemático do grupo de editores, fez um breve balanço da cobertura da era Trump, falando à revista alemã Der Spiegel, com uma conclusão central:

"Devíamos ter sido muito mais diretos sobre a falsidade de Trump, suas mentiras, desde o início. Ele era o presidente, devidamente eleito, mas ele estava explorando isso, explorando nossos princípios."

Deixou um alerta, para a imprensa como um todo: "Nunca havíamos enfrentado esse nível de pensamento conspiratório. O jornalismo, como profissão, não está preparado para cobrir isso".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.