Descrição de chapéu Folhajus

Assaltantes vão usar tornozeleira eletrônica após cumprirem pena no Reino Unido

Rastreamento para impedir que ex-detentos cometam novos crimes pode durar até 12 meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pessoas presas por assalto, roubo ou furtos no Reino Unido vão ter que usar um aparelho de GPS para rastrear seus movimentos quando saírem da prisão, mesmo que tenham cumprido toda a pena, anunciou o Ministério da Justiça nesta quarta-feira (17).

O objetivo é que o monitoramento impeça a repetição dos crimes. Infratores que cumprirem pena de um ano ou mais receberão uma tornozeleira eletrônica quando forem soltos e serão monitorados 24 horas por dia por até 12 meses, como parte das condições de sua soltura.

Tornozeleiras eletrônicas usadas no sistema prisional do estado de São Paulo
Tornozeleiras eletrônicas usadas no sistema prisional do estado de São Paulo - Bruno Santos - 8.ago.2017/Folhapress

O programa será lançado inicialmente em seis áreas da força policial em 12 de abril e estima-se que 250 infratores receberão o aparelho nos primeiros seis meses. Em seguida, será estendido a mais 13 áreas em setembro.

A polícia vai trabalhar em conjunto com a equipe do Serviço de Prisão e Condicional para cruzar os dados do GPS com relatórios de novos furtos, roubos e assaltos, checando assim se os ex-detentos estavam perto do local dos novos crimes.

Segundo o anúncio do ministério, mais da metade dos condenados por furto comete crimes adicionais em um ano e quase 80% dos casos ficam sem a identificação de um suspeito.

"Identificar esses infratores para que saibamos onde eles estão 24 horas por dia deve ser uma persuasão poderosa para mudar seus hábitos", disse o ministro do Crime e Policiamento, Kit Malthouse.

O rastreamento também tem como objetivo que infratores de alto risco cumpram toques de recolher, respeitem zonas de exclusão e outras condições de sua liberdade condicional, cuja violação pode resultar em um retorno imediato à prisão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.