Descrição de chapéu terrorismo

Atentado com carro-bomba deixa pelo menos 20 mortos na capital da Somália

Ataque reinvindicado pelo grupo Al Shabab, filial da Al Qaeda, atingiu restaurante perto do porto de Mogadício

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mogadício | Reuters e AFP

Pelo menos 20 pessoas foram mortas e 30 ficaram feridas nesta sexta-feira (5) após um um carro-bomba explodir em frente a um restaurante perto do porto de Mogadício, capital da Somália.

"Um carro em alta velocidade explodiu no restaurante Luul Yemeni. Eu estava a caminho do restaurante, mas voltei quando a explosão cobriu a área com fumaça", disse Ahmed Abdullahi, que mora perto do local, à agência de notícias Reuters.

Pessoas ajudam uma pessoa ferida do lado de fora do Hospital de Madina após uma explosão num restaurante perto do porto de Mogadíscio
Ferido é transportado ao Hospital de Madina após explosão em restaurante perto do porto de Mogadício - Feisal Omar/Reuters

A rádio Mogadício, controlada pelo governo, informou que também houve destruição de propriedades e que a polícia isolou a área. "Nossas equipes confirmaram 20 pessoas mortas e 30 feridas", informou o diretor do serviço de ambulâncias da capital, Abdikadir Abdirahman.

O ataque foi reivindicado pelo Al Shabab, uma filial da Al Qaeda que atua no território somali. O grupo foi expulso da capital em 2011, mas ainda controla amplas zonas rurais, de onde organiza operações de guerrilha e atentados suicida.

O objetivo é derrubar o governo federal somali e estabelecer seu próprio governo com base em sua interpretação estrita da lei islâmica sharia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.