Em pior ataque dos últimos anos, atiradores matam 13 policiais e agentes em emboscada no México

Coletes à prova de balas não conseguiram conter tiros das armas de grosso calibre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do México | Reuters

Atiradores mataram ao menos 13 policiais e funcionários do governo em uma emboscada nos arredores da Cidade do México nesta quinta (18), em um dos maiores ataques realizados no país nos últimos anos contra forças de segurança.

A ação ocorreu no município de Coatepec Harinas, a cerca de 130 km da capital do México. Por volta das 13h, um comboio policial que fazia uma patrulha de rotina foi emboscado por criminosos com armas de grosso calibre. Tanto que os coletes à prova de balas dos agentes não conseguiram suportar os tiros.

Agentes em local onde policiais foram mortos, em Coatepec Harinas, no México
Agentes em local onde policiais foram mortos, em Coatepec Harinas, no México - Jose Aguilar - 18.mar.21/Reuters

Além da viatura, os criminosos atacaram uma caminhonete, na qual viajavam agentes da Procuradoria. Eles também foram assassinados. Ao todo, 13 pessoas foram mortas. Imagens da cena, divulgadas pela imprensa mexicana e em redes sociais, mostram um carro de polícia e uma caminhonete repletas de marcas de balas, além de corpos dos policiais caídos no chão ou ainda dentro dos veículos.

"Este ataque é uma afronta ao Estado mexicano. Responderemos com toda a força e apoio da lei", disse Rodrigo Martinez Celis, secretário de segurança do estado onde o caso ocorreu. Ele chamou os atiradores de covardes e prometeu que eles não ficarão impunes.

A Guarda Nacional e as Forças Armadas procuram os autores do crime, que não foram identificados.

Ainda não se sabe quantos criminosos morreram no confronto e se há envolvimento de algum dos cartéis do tráfico de drogas do país. Na zona onde houve o ataque, há presença de narcotraficantes.

O ataque desta quinta foi o maior desde outubro de 2019, segundo o New York Times, quando 14 agentes foram mortos em um ataque em Michoacán. Segundo a ONG Causa en Común, 86 policiais mexicanos já morreram em serviço neste ano. Em todo o ano de 2020, 524 foram assassinados.

De acordo com especialistas ouvidos pelo jornal americano, a maioria dos casos ficou sem punição.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.