Câmara de NY abre caminho para impeachment de governador por acusação de assédio

Democrata Andrew Cuomo enfrenta denúncias de ao menos quatro ex-funcionárias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Câmara de Nova York abriu, nesta quinta-feira (11), uma investigação sobre o governador do estado, Andrew Cuomo, após quatro de suas ex-funcionárias o acusarem de assediá-las sexualmente.

Com a decisão, que prepara o terreno para o primeiro esforço de impeachment em mais de um século em Nova York, o Comitê Judiciário ganha ampla jurisdição para investigar tanto as alegações de assédio sexual quanto as acusações de que a gestão encobriu a extensão das mortes em asilos na pandemia.

O governador vive um dos momentos mais turbulentos de seus três mandatos até agora. A luz verde para a investigação, que veio após uma reunião de mais de três horas entre os legisladores, mostra também que Cuomo não tem grande apoio dentro de seu partido, o Democrata.

Manifestante pede a renúncia do governador de Nova York, Andrew Cuomo, acusado de assédio sexual, durante protesto em frente ao seu gabinete
Manifestante pede a renúncia do governador de Nova York, Andrew Cuomo, acusado de assédio sexual, durante protesto em frente ao seu gabinete - Shannon Stapleton - 10.mar.21/Reuters

Cuomo nega as acusações e prometeu colaborar com a investigação. Ele chegou a fazer um mea-culpa, afirmando que era um costume seu beijar e abraçar pessoas ao cumprimentá-las, pedindo desculpas por qualquer comportamento que tenha feito “as pessoas se sentirem desconfortáveis”.

O anúncio da decisão da Câmara foi feito no mesmo dia em que 59 democratas na Câmara estadual —cerca de 40% das cadeiras dos membros do partido— assinaram uma declaração exigindo que Cuomo renunciasse imediatamente após as acusações de assédio.

“Os relatos de acusações sobre o governador são graves”, disse o presidente da Casa, Carl Heastie, um democrata, em comunicado, acrescentando que a investigação incluirá entrevistas com testemunhas, intimação de documentos e avaliação de provas.

Heastie sinalizou que não avançaria com o impeachment sem o apoio da maioria de sua própria sigla, uma prática comum para quase todas as legislações na Câmara.

Contra o governador pesam denúncias de investidas indesejadas e comentários inoportunos. A ex-funcionária Charlotte Bennett, 25, que era uma assistente-executiva e conselheira política na área de saúde até deixar o cargo, em novembro, o acusou de assediá-la sexualmente no ano passado.

Segundo disse ao New York Times, Cuomo lhe perguntou sobre sua vida sexual e se ela já tinha feito sexo com homens mais velhos. Bennett disse que ela relatou o ocorrido ao chefe de gabinete e foi transferida para outra função —o jornal americano corroborou o relato dela com entrevistas de amigas e parentes a quem ela contou sobre os incidentes na época e fez uma revisão de mensagens de texto e emails.

As acusações de Bennett surgiram dias depois que outra ex-assessora do governo, Lindsey Boylan, complementou denúncias anteriores de assédio sexual que havia feito contra o governador.

Boylan, que trabalhou na agência de desenvolvimento econômico do estado de 2015 a 2018, publicou na quarta-feira (24) um artigo em que detalhou vários anos de interações desconfortáveis com o democrata.

Ela afirmou que seu chefe na época lhe disse que Cuomo tinha "tesão" por ela e que o governador "se esforçou para me tocar no traseiro, nos braços e nas pernas". Em outubro de 2017, durante um voo na volta de um evento no oeste de Nova York, disse Boylan, Cuomo falou que eles deviam "jogar strip poker".

Um dia depois de o NYT revelar as denúncias de Bennett, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, pediu investigações independentes das denúncias de assédio sexual e mortes de idosos por coronavírus.

Já o Wall Street Journal publicou no sábado (6) que uma ex-funcionária disse que Cuomo às vezes a cumprimentava com um abraço e beijos nas duas bochechas, chamava-a de "querida", beijava sua mão e perguntava se ela tinha namorado.

No mesmo dia, o Washington Post divulgou que mais uma ex-assessora relatou que o governador a abraçou em um quarto de hotel após um evento de trabalho.

Com Reuters e The New York Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.