Descrição de chapéu Coronavírus

Navio saído do Brasil com tripulação infectada põe Islândia em alerta

Taurus Confidence chegou do Maranhão com 10 dos 19 tripulantes contaminados com variante P.1

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luciano Dutra
Reykjavík

Um navio saído do Brasil colocou em alerta autoridades de saúde da Islândia, país nórdico que vem controlando a pandemia com sucesso, por meio de testes de detecção com intervalo de cinco dias a todos os que chegam à ilha por via marítima ou aérea.

Mas o navio Taurus Confidence, que aportou em Reyðarfjörður, no leste da Islândia, poderia pôr em risco esse controle. A embarcação, que levava alumina calcinada de São Luís do Maranhão para a usina de alumínio da cidade, tem 10 de seus 19 tripulantes infectados, conforme testes realizados no domingo (21).

O navio Taurus Confidence, que chegou à Islândia com parte da tripulação infectada com o coronavírus
O navio Taurus Confidence, que chegou à Islândia com parte da tripulação infectada com o coronavírus - Marine Traffic

Os tripulantes contaminados são mantidos em isolamento, e os outros estão em quarentena a bordo do navio, sob estrita vigilância da polícia local. Como toda a tripulação é chinesa, a embaixada do país asiático foi informada e está monitorando a situação em cooperação com as autoridades locais.

Consultada, a Secretaria de Saúde da Islândia, que centraliza as informações a respeito da Covid-19 no país, confirmou que os dez tripulantes infectados são portadores da variante brasileira, a P.1, informação chancelada por Kári Stefánsson, diretor da DeCode, empresa de pesquisa genética responsável pelo sequenciamento de todas as amostras de pacientes de Covid-19 na Islândia.

A constatação deixou as autoridades sanitárias em alerta. Até agora, a Islândia era o único país nórdico ao qual a variante brasileira não havia chegado. Segundo o órgão, todas as providências foram tomadas para monitorar o estado dos tripulantes e evitar que essa cepa do vírus seja transmitida à população islandesa.

Ainda que a situação esteja sob controle, as autoridades temem que, caso o estado de algum infectado se agrave, o paciente tenha de ser transferido a um hospital para tratar infecções por Covid-19.

A informação inicial, dada por Garðar Jóhannsson, diretor da Nesskip, empresa de navegação islandesa que atua como agente marítimo local da embarcação, era a de que o capitão do navio teria advertido às autoridades portuárias haver sete doentes a bordo na véspera da chegada.

A Islândia conseguiu controlar recentemente a terceira onda de contágios da pandemia e vinha registrando pouquíssimos novos casos diários nas últimas semanas. As infecções registradas a bordo do Taurus Confidence no domingo equivalem à metade dos casos confirmados no último fim de semana.

O país de 369 mil habitantes confirmou, entre sábado e domingo, 21 novos casos —os outros 11 contágios se deram de forma comunitária. Três dessas pessoas não foram inicialmente relacionadas aos demais casos e foram detectadas fora da quarentena ou do isolamento. Esse tipo de situação, em que pessoas não rastreadas circulam livremente, é o que coloca em alerta as autoridades.

Devido a esses novos casos, 435 indivíduos encontram-se em quarentena, e 57, em isolamento no país.

Desde o início da pandemia em território islandês, 6.122 casos de Covid-19 foram confirmados, 330 requereram internação hospitalar e 53 internações em UTI, com 29 óbitos causados pela doença.

Até esta terça-feira (23), 16.906 islandeses (4,5% da população) já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19 —o país utiliza imunizantes da Pfizer, da AstraZeneca e da Moderna. Outros 21.056 (5,7%) aguardam a segunda dose. No total, 54.868 doses da vacina já foram aplicadas no país.

A Islândia começou a emitir "passaportes de vacinação" em meio à polêmica na UE, destinados a facilitar as viagens de pessoas vacinadas.

Erramos: o texto foi alterado

Primeira versão do texto apontou incorretamente que o navio Taurus Confidence levava albumina calcinada para a Islândia. A embarcação, na verdade, transportava alumina calcinada. A reportagem foi corrigida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.