Descrição de chapéu África

Após erupção de vulcão, tremores sacodem República Democrática do Congo

Fenômeno deixou ao menos 32 mortos e milhares de desabrigados; 170 crianças estão desaparecidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Goma (República Democrática do Congo) | AFP e Reuters

Tremores de terra sacudiram nesta segunda-feira (24) a cidade de Goma, na República Democrática do Congo, assustando moradores que começavam a voltar às suas casas depois que um vulcão entrou em erupção no sábado (22) e deixou milhares de desabrigados e ao menos 32 mortos, segundo o chefe da defesa civil da província de North Kivu, Joseph Makundi, afirmou à agência de notícias Reuters.

Entre as vítimas, nove estavam envolvidas em um acidente de trânsito durante a fuga e quatro eram prisioneiros de uma penitenciária que tentavam fugir, enquanto outras morreram queimadas, devido à inalação de fumaça ou asfixiadas pelo gás vulcânico.

Um dos vulcões mais ativos e perigosos do mundo, o monte Nyiragongo entrou em erupção subitamente na tarde de sábado, pegando de surpresa autoridades e moradores e derramando lava por centenas de metros em direção à cidade de 2 milhões de habitantes. O balanço de mortos deve subir consideravelmente —o Unicef estima que 170 crianças estejam entre os desaparecidos.

Lava desce do vulcão Nyiragongo perto de Goma, na República Democrática do Congo
Lava desce do vulcão Nyiragongo perto de Goma, na República Democrática do Congo - 22.mai.21/Missão da ONU para a Estabilização da República Democrática do Congo via Reuters

Segundo especialistas, os tremores são causados pelo alinhamento das placas tectônicas, e o risco de uma segunda erupção é pequeno. Ainda assim, as autoridades pediram que a população fique alerta.

Numerosos desde o domingo, os terremotos continuaram durante toda a noite de domingo e na manhã desta segunda-feira, alguns com grande intensidade. Segundo testemunhas ouvidas pela agência de notícias Reuters, eles acontecem a cada meia hora, em média.

Parte da população, que já havia retornado às suas casas após a erupção, saiu da cidade novamente, e edifícios de vários andares foram abandonados. Reabertas na manhã desta segunda, muitas lojas fecharam após os tremores. As escolas não funcionaram e pediram que os alunos fiquem em casa.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Autoridades informaram que 17 povoados foram afetados pela erupção e que os danos materiais foram importantes. Dois rios de lava desceram do vulcão, e um deles alcançou a periferia de Goma, onde parou na manhã de domingo. Uma importante estrada da região também foi afetada, e muitas casas foram engolidas. A última erupção do Nyiragongo aconteceu em janeiro de 2002 e causou cerca de cem mortes.

Nesta segunda, a lava rochosa ainda estava quente e soltava fumaça em alguns lugares. Dezenas de pessoas se aproximaram do local, algumas correndo risco de inalar fluídos tóxicos. Muitos moradores fugiram até a fronteira com Ruanda, ao sul de Goma, ou em direção ao sudoeste, na região do Masisi.

Uma delegação de oito ministros chegou à área para supervisionar a reconstrução.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.