Congresso de El Salvador elimina benefícios fiscais a jornais

Muitos veículos são críticos ao presidente Nayib Bukele, eleito com discurso populista de direita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

San Salvador (El Salvador) | AFP

Na mira da comunidade internacional depois de destituir cinco juízes da Suprema Corte, a Assembleia Legislativa de El Salvador reformou nesta quarta (5) uma lei de redução de impostos que beneficiava jornais —muitos deles críticos ao presidente Nayib Bukele.

O deputado Christian Guevara propôs a mudança da antiga Lei da Impressão, que "por mais de 70 anos impediu os jornais de pagarem impostos", segundo ele.

Congressistas votam na Assembleia Legislativa de El Salvador - Marvin Recinos/AFP

"Encerraremos a evasão fiscal mais longa, contínua e flagrante de nossa história”, disse o parlamentar governista, cuja aliança tem 61 das 84 cadeiras da Assembleia. A mudança foi aprovada com 68 votos.

De acordo com a lei de 1950, jornais, revistas e livros vinculados à “livre difusão do pensamento” podiam importar papel e tinta sem pagar impostos. A venda diária dos jornais na rua também era livre de tributos.

Agora, a nova norma estabelece que as empresas jornalísticas “não gozarão de isenção tarifária na importação de matérias-primas, máquinas e equipamentos para impressão de materiais ou publicações que não se destinem diretamente a fins educacionais”.

“Eles não terão dedução do imposto de renda nem da receita dessa fonte”, acrescenta.

Após tomar posse, no sábado (1º), a nova Assembleia Legislativa do país, que tem maioria governista, afastou cinco magistrados que haviam tomado decisões recentes que desagradaram ao presidente.

Além deles, o procurador-geral também foi removido do cargo. A medida recebeu críticas dos Estados Unidos e de entidades internacionais e aumenta o temor de que Bukele, eleito em 2019 com um discurso populista de direita, promova uma escalada autoritária no país.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Na terça-feira (4), o governo salvadorenho divulgou, sem autorização, a gravação de um encontro entre Bukele e diplomatas no país, a quem o presidente censurou pelas condenações internacionais.

O presidente explicou que as demissões dos juízes estão de acordo com a lei e têm apoio popular.

O embaixador da União Europeia, Andreu Bassols, disse que as medidas do Congresso "prejudicam o Estado de Direito e a separação de poderes em El Salvador".

Na terça-feira, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, considerou que seu país "deve responder" à demissão de magistrados salvadorenhos e que a independência do Judiciário é fundamental para a saúde de uma democracia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.