Descrição de chapéu África

Criminosos sequestram mais de 100 crianças de escola no interior da Nigéria

Nos últimos seis meses, mais de 700 estudantes foram raptados em todo o país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kaduna (Nigéria) e Kano (Nigéria) | AFP e Reuters

Mais de 100 crianças foram raptadas de uma escola no oeste da Nigéria neste domingo (30), elevando para 700 o total de estudantes sequestrados no país nos últimos seis meses.

O ataque aconteceu em um colégio islâmico na cidade de Tegina, no estado de Niger, o mais populoso do país. De acordo com autoridades, homens armados chegaram ao local por volta das 15h (11h em Brasília).

Manifestantes e familiares participam de protesto em Abuja, capital da Nigéria, contra a alta de sequestros no país
Manifestantes e familiares participam de protesto em Abuja, capital da Nigéria, contra a alta de sequestros no país - Kola Sulaimon - 4.mai.21/AFP

“Eu vi entre 20 e 25 motos com pessoas muito armadas. Eles entraram na escola e depois foram embora com 150 estudantes, ou até mais”, afirmou o dono do estabelecimento, Abubakar Tegina.

Ele disse ainda que a escola tem cerca de 300 crianças matriculadas, com idades que vão de 7 a 15 anos, mas que não é possível saber exatamente quantos foram sequestrados, já que muitos alunos não estavam no local no momento do ataque. Segundo a agência de notícias AFP, os sequestradores levaram apenas estudantes com mais de 12 anos, deixando o restante para trás.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Mais tarde, 11 crianças raptadas foram soltas —segundo o governo local, elas eram muito pequenas e não conseguiam acompanhar o ritmo dos sequestradores em fuga.

Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, que tem sido cada vez mais comum nas regiões norte e oeste do país. Em geral, os sequestros são realizados por grupos criminosos, que depois exigem que as famílias ou o governo paguem um resgate para que as crianças sejam soltas.

No total, 730 crianças estão sob o poder de sequestradores atualmente em todo o país.

Essa conta não inclui as 14 que foram soltas no sábado (29), no estado de Kaduna, no norte do país, depois de passarem 40 dias sob o poder de criminosos. Para pressionar pelo pagamento do resgate, o grupo matou cinco estudantes raptados. Segundo a imprensa local, as famílias pagaram 180 milhões de nairas (cerca de R$ 2,2 milhões) pela libertação dos jovens.

Vários desses sequestros tiveram repercussão internacional, como o que ocorreu em fevereiro, quando 279 meninas com idades entre 12 e 16 anos foram levadas e soltas cinco dias depois no estado de Zamfara, no noroeste da Nigéria. A onda de sequestros começou em dezembro, com a captura de 344 crianças num colégio interno de Kankara, no norte do país. As vítimas foram liberadas após uma semana.

O crescimento dos raptos provoca ainda o temor de um aumento na taxa de abandono escolar em regiões pobres e rurais —sobretudo entre mulheres. Esses locais já registram os maiores índices de crianças não escolarizadas do país. Em reação, estados decidiram fechar temporariamente colégios e internatos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.