Descrição de chapéu Coronavírus

Morre William Shakespeare, 1º homem no mundo a ser vacinado contra a Covid, aos 81 anos

Homônimo do poeta ficou conhecido por ser a segunda pessoa no Reino Unido a receber o imunizante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto (SP)

William Shakespeare, primeiro homem a ser vacinado contra o coronavírus no Reino Unido, ainda no ano passado, morreu nesta quarta-feira (26), aos 81 anos, em decorrência de um derrame.

Em um comunicado divulgado pelo Hospital Universitário de Coventry, na Inglaterra —o mesmo em que Shakespeare foi vacinado em 8 de dezembro de 2020—, sua esposa, Joy, 53, disse que ele ficou muito grato por se tornar uma das primeiras pessoas do mundo a receber o imunizante contra a Covid-19.

“Era algo de que ele tinha muito orgulho”, disse ela. “Ele adorou ver a cobertura da mídia e a diferença positiva que foi capaz de fazer na vida de tantas pessoas. Ele sempre falava com as pessoas sobre isso e encorajava todos a tomar a vacina sempre que possível."

William Shakespeare, 81, ao receber a vacina contra a Covid-19 em Coventry, no Reino Unido
William Shakespeare, 81, ao receber a vacina contra a Covid-19 em Coventry, no Reino Unido - Jacob King - 8.dez.20/Reuters

O outro William Shakespeare, o dramaturgo e poeta que morreu em 1616, também teve uma conexão com a pandemia de coronavírus, ainda que de maneira indireta. Uma seção da Abadia de Westminster, em Londres, que abriga um monumento em homenagem ao escritor, foi usada como centro de vacinação na capital britânica.

A família do Shakespeare que faleceu nesta quinta-feira disse que ele será lembrado por outras razões além do nome compartilhado com um dos mais famosos autores da história. Ele foi fotógrafo amador, aficionado por jazz, conselheiro eleito em órgãos regionais e funcionário de escolas locais durante mais de 20 anos. "Bill [apelido de Shakespeare] adorava conhecer pessoas e ajudá-las de todas as maneiras possíveis", disse Joy. "Acima de tudo, ele foi um marido, pai e avô maravilhoso."

Shakespeare estava hospitalizado desde que sofreu um derrame no ano passado. Ele recebeu a primeira dose da vacina contra o coronavírus depois de Margaret Keenan, então com 90 anos, a primeira pessoa a receber um imunizante contra a Covid-19 clinicamente autorizado e totalmente testado.

"Se eu posso tomar aos 90, então você também pode tomar", disse Keenan à época. Desde então, 56% da população adulta do Reino Unido receberam ao menos uma dose da vacina, e 34% estão completamente vacinados, o que coloca o país entre os que têm as maiores taxas de imunização do mundo.

Até esta quarta-feira, o Reino Unido confirmou mais de 4,4 milhões de casos e 128 mil mortes por coronavírus, de acordo com dados compilados pela universidade americana Johns Hopkins.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.