Na Islândia, erupção vulcânica se transforma em enormes gêiseres de lava; veja vídeo

Jatos lançam fragmentos de rocha potencialmente fatais, mas curiosos se instalam perto do monte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jérémie Richard
Reykjavík | AFP

Períodos de calmaria e, de repente, enormes gêiseres de lava que podem atingir centenas de metros de altura: uma erupção vulcânica ocorre há mais de 50 dias perto de Reykjavík, proporcionando um novo espetáculo, visível até mesmo da capital islandesa.

Apesar de um perímetro de segurança ter sido decretado para proteger os curiosos dos enormes fragmentos de rocha quente que caem, há muitos que caminham perto do vulcão, no vale Geldingadalir, perto do Monte Fagradalsfjall, a 40 km de Reykjavík. "É incrível ver isso", diz Henrike Wappler, uma alemã que mora na Islândia. "Me sinto muito pequena perante o poder da Terra, mas não tenho medo."

Um rugido avisa que a explosão é iminente nessa área desabitada da península de Reikyan, extremo sudoeste da Islândia. "Parece um avião no céu", afirma a filha de Wappler, Freija, uma das mais de 2.500 pessoas que se aproximaram da zona no sábado. "Não é todo dia que podemos admirar um vulcão tão de perto. É algo realmente incrível e lindo", comenta, sentada a 500 metros da cratera.

Os gêiseres cor de laranja brilhante iluminam o céu e podem ser vistos a dezenas de quilômetros de distância, com noites cada vez mais curtas neste mês de maio.

O Escritório Meteorológico Nacional afirmou que um dos jatos de lava mais intensos observados ultrapassou os 460 metros de altura, na madrugada de quarta-feira (5). Biarki Brinjarsson, 25, diverte-se com o jogo de esconde-esconde, no qual a cratera fica escura por vários minutos sem sinais aparentes de atividade, antes que a lava se eleve. "Estou esperando a bomba explodir", diz.

Essa atividade cíclica é estranhamente semelhante à do Strokkur, o gêiser de água mais ativo da Islândia, localizado 100 km a leste de Reykjavik. Na realidade, "o magma corre o tempo todo, apenas na superfície há modulação", afirma o vulcanologista Magnús Tumi Gudmundsson. "Esse é um comportamento normal. Na verdade, é menos comum ter um fluxo contínuo, sem intermitência."

Os jatos de lava causam uma chuva de fragmentos de rocha sólida, alguns ainda quentes e potencialmente mortais, que caem várias centenas de metros da cratera.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Portanto, um perímetro de isolamento permanente foi estabelecido com um raio de 400 metros ao redor da cratera ativa. Ele pode ser estendido para até 650 metros a depender do vento.

Esta erupção, que começou na noite de 19 de março, é excepcional em vários aspectos: passaram-se mais de oito séculos desde que a lava fluiu pela última vez na península de Reikianes e quase 6.000 anos no local onde ela ocorre. Como resultado de várias rachaduras, formaram-se sucessivamente numerosas pequenas crateras em Geldingadalir, das quais apenas uma está realmente ativa.

Os vulcanologistas não descartam nenhuma hipótese sobre sua duração, que pode ser de alguns meses ou mesmo várias décadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.