Descrição de chapéu oriente médio

Queda de arquibancada deixa 2 mortos e 100 feridos em sinagoga na Cisjordânia

Acidente ocorre durante celebração de feriado religioso; em abril, tumulto em evento ultraortodoxo gerou 45 mortes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jerusalém | Reuters

Ao menos 2 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas após uma arquibancada desabar neste domingo (16) em uma sinagoga em construção na Cisjordânia ocupada. O acidente aconteceu no assentamento Givat Zeev, ao norte de Jerusalém. De acordo com a polícia e serviços de emergência, havia 650 fiéis no local para o início do feriado de Pentecostes, celebrado sete semanas após a Páscoa.

Imagens exibidas pelo Canal 12 mostram a arquibancada lotada desmoronando e pessoas caindo.

Segundo o prefeito local, o corpo de bombeiros e policiais, a celebração foi realizada apesar da falta de autorização e das advertências oficiais de que a área em construção não era segura.

O acidente deste domingo volta a levantar questões sobre medidas de segurança em grandes eventos religiosos. No final de abril, 45 peregrinos morreram e ao menos 150 ficaram feridos durante tumulto em celebração que reunia ultraortodoxos em Israel. As vítimas foram asfixiadas ou pisoteadas quando um alerta para evacuação provocou correria no evento Lag B’Omer, no Monte Meron, região da Alta Galileia.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Dezenas de milhares de judeus ultraortodoxos costumam se reunir no local, onde está o túmulo de Rabbi Shimon Bar Yochai, sábio do século 2, para comemorações anuais que incluem a noite inteira de oração e dança, além de enormes fogueiras na encosta da montanha.

Inicialmente, a mídia local havia reportado que parte da arquibancada da arena tinha desabado, o que depois não foi confirmado. O serviço de emergência atribuiu o acidente à superlotação.

Neste domingo, o chefe da polícia do distrito de Jerusalém, Doron Turgeman, lamentou a "negligência e a falta de responsabilidade" que, segundo ele, geraram o acidente e disse que haverá prisões.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.