Taleban toma distrito estratégico perto de Cabul pouco antes de cessar-fogo

Forças do governo do Afeganistão tentam recuperar região onde vivem 60 mil pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cabul (Afeganistão) | Reuters e AFP

Forças de segurança do Afeganistão tentam recuperar um distrito estratégico capturado pelo Taleban nos arredores de Cabul, pouco antes da entrada em vigor de um cessar-fogo de três dias. Localizado a menos de uma hora da capital afegã, o distrito de Nerkh, na província de Wardak, é usado há tempos como ponto de acesso à cidade ou como base para lançamento de ataques. Cerca de 60 mil pessoas vivem no local.

O prefeito de Wardak, Zarifa Ghafari, disse que, caso o distrito não seja recuperado em breve, os combates chegarão a Cabul em poucos dias. Desde o dia 1º de maio, o Taleban, uma facção islâmica radical que tenta recuperar o poder no país, iniciou uma campanha para expandir sua influência após o anúncio de que as tropas americanas, depois de duas décadas, serão totalmente retiradas até 11 de setembro.

Pessoas oram em túmulos de vítimas de ataques recentes do Taleban em Cabul
Pessoas oram em túmulos de vítimas de ataques recentes do Taleban em Cabul - Rahmatullah Alizadah/Xinhua

Em Nerkh, os insurgentes mataram ou capturaram soldados do governo e forçaram outros a se retirarem após bombardear o centro do distrito. O ministro da Defesa disse nesta quarta (12) que forças especiais foram enviadas à cidade após um “recuo tático” no dia anterior e que bombardeios foram efetuados.

Um alto funcionário do governo afirma que a intenção é recuperar o controle antes do início do cessar-fogo acordado com a facção radical islâmica para o feriado religioso do Eid al-Fitr, que marca o fim do ramadã e começa nesta quinta-feira, uma vez que a trégua daria mais tempo aos insurgentes.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Após o fim de um governo de viés comunista no Afeganistão, em 1992, uma violenta guerra civil entre facções locais que destruiu parte de Cabul levou o Taleban ao controle do país. Com apoio do Paquistão, conseguiram tomar o poder em 1996 e implantar suas regras radicais, como a proibição de música. Também se aproximaram da Al Qaeda e de Osama Bin Laden, já procurados antes do 11 de Setembro.

Com os ataques às Torres Gêmeas, em 2001, os EUA iniciaram uma guerra ao terror que levou à invasão do Afeganistão e à derrubada do grupo radical do poder. Num cenário muito instável, que nunca se estabilizou desde a instalação das tropas americanas no país, o governo hoje dirigido por Ashraf Ghani tenta conter o retorno do Taleban ao comando do país, formando o contexto atual afegão.

Os territórios na província de Wardak estão em disputa há anos. Os combatentes do grupo radical rodeiam cada vez mais os grandes centros urbanos, e acredita-se que, após a retirada dos militares americanos, eles farão mais ofensivas contras outras cidades.

Neste mês, na província de Helmand, no sul, houve ataques intensos que obrigaram milhares de habitantes a fugir, forçando o Exército americano a mandar reforços em apoio às forças afegãs.

Em 8 de maio, mais de 50 pessoas morreram e cerca de cem ficaram feridas em um bairro do oeste da capital, após uma série de bombas explodirem na saída de uma escola de meninas, no ataque mais mortal em um ano. Na segunda-feira (10), ao menos 11 pessoas morreram devido à explosão de uma bomba na província de Zabul, no sul, e, no dia seguinte, o Exército dos EUA anunciou avanço entre 6% e 12% em sua retirada do Afeganistão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.