Explosão de ônibus deixa 11 mortos no Afeganistão

Três crianças estão entre as vítimas; autoridade local acusou o Taleban

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cabul (Afeganistão) | AFP e Reuters

Ao menos 11 civis, incluindo três crianças, morreram em um atentado a um ônibus no noroeste do Afeganistão, afirmou neste domingo (6) Hessamuddin Shams, governador da província de Badghis.

O governador acusou o Taleban de esconder uma bomba na beira de uma estrada, que explodiu com a passagem do ônibus. Com o impacto, o veículo caiu em um barranco da província, que fica na fronteira com o Turcomenistão em uma região montanhosa.

Membros de segurança das forças afegãs fazem investida contra militantes do Talebã
Membros de segurança das forças afegãs fazem investida contra militantes do Taleban - Sayed Mominzadah/Xinhua

Nenhum grupo, incluindo o Taleban, assumiu a responsabilidade pelo ataque ocorrido no sábado —horas antes de líderes do Taleban e funcionários da ONU se reunirem no Qatar para discutir o processo de paz afegão, segurança para diplomatas e pessoas que trabalham para agências humanitárias no Afeganistão.

O país vive um contexto de incerteza e violência, gerado pelo anúncio de que as tropas americanas, depois de duas décadas, serão totalmente retiradas até 11 de setembro. Desde então, o Taleban, uma facção islâmica radical que tenta recuperar o poder no país, iniciou uma campanha para expandir sua influência.

O ataque deste sábado ocorre uma semana após outros quatro atentados a microônibus de passageiros nos bairros xiitas de Cabul, capital afegã, que deixaram mais de 12 pessoas mortas.

Dois desses episódios foram reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), cujos combatentes —presentes, segundo a ONU, no leste e norte do país— visam especificamente a minoria xiita hazara.

Ao mesmo tempo, o Taleban vem intensificando suas ofensivas contra posições do Exército afegão em muitas províncias, incluindo em localidades em torno de Cabul.

No sábado, os insurgentes anunciaram que haviam conquistado o distrito de Deh Yak, na província de Ghazni, cerca de 150 quilômetros ao sul da capital. Ghazni faz parte de um eixo que conecta Cabul a Kandahar, a grande província e capital do sul do país, reduto do Taleban. As autoridades, porém, afirmaram que haviam apenas realocado suas forças para outra área.

Em meados de maio, o Taleban capturou um distrito estratégico nos arredores de Cabul. Localizado a menos de uma hora da capital, o distrito de Nerkh, na província de Wardak, é usado há tempos como ponto de acesso à cidade ou como base para lançamento de ataques. Cerca de 60 mil pessoas vivem no local.

Em 8 de maio, mais de 50 pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas em um bairro no oeste da capital, após uma série de bombas explodirem na saída de uma escola de meninas.

Após uma violenta guerra civil entre facções locais que destruiu parte de Cabul e levou o Taleban ao controle do país, o grupo conseguiu, com apoio do Paquistão, tomar o poder em 1996 e implantar suas regras radicais, como a proibição de música. Eles também se aproximaram da Al Qaeda e de Osama Bin Laden, já procurados antes do 11 de Setembro.

Com os ataques às Torres Gêmeas, em 2001, os EUA iniciaram uma guerra ao terror que levou à invasão do Afeganistão e à derrubada do grupo radical do poder. Num cenário muito instável, que nunca se estabilizou desde a instalação das tropas americanas no país, o governo dirigido atualmente por Ashraf Ghani tenta conter o retorno do Taleban ao controle do país.

As tropas americanas começaram a deixar o país no início de maio, em um processo de retirada que vai até setembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.