Descrição de chapéu Coronavírus

Maioria nos países ricos afirma que divisão social aumentou com pandemia

Pesquisa mostra que uma das principais fontes de discordância é como as pessoas avaliam os níveis de restrição para conter o vírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

A pandemia adicionou um novo elemento sombrio à lista de luto, crises e desigualdades ao redor do mundo. Pesquisa do Pew Research Center, divulgada nesta quarta-feira (23), mostra que a maioria das pessoas em países de economia avançada sente que a divisão social aumentou desde a descoberta do coronavírus.

Uma das principais fontes de divergência, escancaram os números, está em como a população avalia medidas como o uso de máscara e o distanciamento social para frear o vírus.

Multidão caminha em rua de Bordeaux, na França, depois que o país deu início a reabertura
Multidão caminha em rua de Bordeaux, na França, depois que o país deu início a reabertura - Philippe Lopez - 19.mai.21/AFP

O levantamento foi feito em 17 países da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania e revela que, em média, 61% dos entrevistados afirmam que suas sociedades estão mais divididas agora do que antes da pandemia, enquanto 34% sentem mais união.

O instituto comparou o cenário entre este ano e o ano passado, e a percepção das divisões aumentou mais de 30 pontos percentuais em alguns deles, como Canadá e Japão.

Líderes em número de mortes por Covid-19, com mais de 600 mil vítimas, os Estados Unidos também estão na ponta da lista sobre as cisões: 88% dos americanos dizem que estão mais divididos hoje, enquanto 77% se percebiam desta maneira no ano passado. Os que veem mais união eram 18% e, agora, somam apenas 10%.

Entre os japoneses, os que veem a sociedade mais dividida no país saltaram de 27% para 59%, enquanto no Canadá o índice foi de 29% para 61%.

A pesquisa ouviu 18.850 adultos por telefone —2.596 americanos, de 1º a 7 de fevereiro, e o restante, de 12 de março a 26 de maio, em países como Canadá, França, Alemanha, Espanha, Grécia, Itália, Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália, Singapura, Japão e Coreia do Sul.

Na Europa, as visões mais pessimistas estão na Alemanha, na Holanda e na Espanha, onde quase oito em cada dez pessoas enxergam mais divisões nas sociedades de seus países. O otimismo, por sua vez, está do outro lado do mundo, em países como Nova Zelândia e Singapura, onde o sentimento de união prevalece em 75% e 86% dos entrevistados, respectivamente.

O ânimo, na maioria dos casos, está diretamente ligado a como cada país tem se saído no combate à pandemia. Na Nova Zelândia e em Singapura, por exemplo, as mortes por Covid-19 não passam de 40.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Os principais motivos das divisões sociais são, justamente, as respostas das autoridades diante da pandemia, em termos econômicos e de medidas restritivas, diz o levantamento.

De acordo com a pesquisa, 41% dos entrevistados, em média, dizem que o uso de máscara, a ordem de ficar em casa e o distanciamento social foram implementados na medida certa em seus países, enquanto 37% afirmaram que deveria ter havido mais restrições e 18% relatam que queriam menos limitações.

Nesse quesito, mais uma vez a Nova Zelândia chama a atenção. Depois de um lockdown rigoroso, que controlou a transmissão do vírus e deixou o número de vítimas na casa das dezenas, 80% dizem que as medidas do governo foram apropriadas, enquanto 10% queriam menos restrições, e 11%, mais.

EUA, Canadá e Japão aparecem como os lugares onde a maioria dos habitantes diz que era preciso ter adotado mais restrições, enquanto a Grécia foi o único país pesquisado onde a maior parcela da população preferia ter passado por menos limitações no último um ano e meio.

Entre os americanos, por exemplo, 56% dizem que era preciso ter mais restrições, 17% avaliam as medidas como justas e 26% pediam menos limitações.

No país mais rico do mundo, apesar de recomendações do governo federal para o uso de máscara e o respeito ao distanciamento social —feitas aos soluços por Donald Trump em 2020 e efetivadas com mais rigor por Joe Biden desde janeiro—, são os governadores que têm autoridade para implementar as restrições locais.

Estados republicanos relaxaram mais rapidamente as limitações e retomaram as atividades antes de regiões controladas por democratas. Em muitos casos, a volta precoce resultou em novos surtos, agora controlados pela campanha de vacinação em massa que já imunizou com ao menos uma dose cerca de 65% dos americanos.

A pesquisa do Pew Research Center cristaliza a avaliação de que a ideologia determina, em grande parte dos casos, como as pessoas esperam que o governo lide com a pandemia. Aqueles que se identificam à direita do espectro político, por exemplo, apoiam em menor escalada as medidas de restrições para conter o vírus do que os que se dizem de esquerda.

Da mesma forma, também há forte discordância no mundo todo sobre como cada país respondeu à pandemia em termos econômicos: em média, 46% dos entrevistados dizem que o país onde vivem está se recuperando economicamente bem, enquanto 47% dizem o contrário.

No geral, a avaliação de como os países estão respondendo à crise caiu do meio do ano passado para cá, principalmente nas regiões que enfrentaram novos surtos.

Um dos índices mais impressionantes vem da Alemanha, onde a parcela das pessoas que acham que o país está fazendo um bom trabalho no combate à crise caiu 37 pontos percentuais: eram 88% no meio do ano passado e 51% neste ano.

A avaliação positiva também desceu dois dígitos em países como Japão, Coreia do Sul, França e Itália. O Reino Unido, porém, aparece como o único lugar onde as classificações melhoraram: no ano passado, 46% dos britânicos avaliavam a resposta nacional à crise de forma positiva; hoje são 64%.

Pouco mais de um ano depois que a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que o mundo vivia uma pandemia, em média, 65% das pessoas dizem que suas vidas foram impactadas de alguma maneira, enquanto 34% afirmam que foram pouco ou nada afetadas pela crise. Apesar de todas as dificuldades, a grande maioria ainda diz acreditar que o sistema de saúde de seus países está preparado para lidar com futuras emergências globais: 75% veem essa capacidade, caso novas pandemias aconteçam.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.