Descrição de chapéu
oriente médio

Novo governo de Israel terá de lidar com problemas históricos abafados por Netanyahu

Composta por partidos de matizes ideológicos muito distintos, coalização deixa dúvidas se sobreviverá à primeira crise

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Daniel Douek

Cientista social, é mestre em letras pelo Programa de Estudos Judaicos e Árabes da USP e diretor do Instituto Brasil-Israel

As sucessivas reconduções de Binyamin Netanyahu ao cargo de primeiro-ministro poderiam sugerir certo consenso na sociedade israelense em torno de sua liderança. Os 12 anos no posto, entretanto, escondiam o fato de a população encontrar-se profundamente dividida em relação a essa permanência.

No parlamentarismo multipartidário de Israel, a fragmentação da oposição inviabilizava a formação de uma frente ampla com força suficiente para substituí-lo. Mas após quatro eleições num curto período de tempo, a controvérsia acerca da continuidade de seu mandato finalmente se sobrepôs aos demais temas que polarizam o país —esquerda versus direita, religiosos versus seculares, judeus versus não judeus.

Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, ao chegar à residência do presidente de Israel, em Jerusalém
Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, ao chegar à residência do presidente de Israel, em Jerusalém - Oren Ben Hakoon - 5,mai.21/AFP

A nova coalizão é composta por partidos de matizes ideológicos muito distintos, e a diversidade de agendas torna difícil prever os seus rumos, além de deixar dúvidas se sobreviverá à primeira crise. De qualquer forma, se resistir, são esperadas reformas, em especial na política interna.

A manutenção do status quo foi uma das marcas de Netanyahu, principalmente no que se refere à relação entre religião e Estado e ao conflito com os palestinos. Em vez de buscar maior integração da minoria árabe cristã e muçulmana, que compõe cerca de 20% da população, Bibi, como ele é conhecido, a considerava uma ameaça. O primeiro-ministro foi um dos principais defensores da lei básica que, em 2018, definiu Israel como “Estado-nação do povo judeu”. Além disso, tinha que ceder a constantes pressões dos partidos ultraortodoxos que compunham a base de seu governo.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Na política externa, Netanyahu fez o que pôde para deslocar a questão palestina do centro do debate público e colocar em seu lugar a ameaça representada pelo Irã. A estratégia foi coroada no ano passado, com os acordos de normalização das relações diplomáticas entre Israel e quatro países árabes —Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Marrocos e Sudão. A resolução do problema palestino, exigida anteriormente por esses países como condição para o reconhecimento do Estado de Israel, parecia tornar-se secundária diante de um inimigo regional comum e de outros interesses nacionais particulares.

A intensidade da onda de violência nas últimas semanas e as reações que se seguiram, no entanto, revelam que questões históricas não resolvidas sempre voltam à tona —e com ainda mais força.

Assim, o novo governo de Israel, agora com o democrata Joe Biden na Presidência dos EUA, terá de lidar não só com a retomada das negociações do acordo nuclear com o Irã como também com o retorno do protagonismo da questão palestina na agenda mundial e com um tecido social interno esgarçado, em especial devido ao frágil equilíbrio na relação entre religiosos e seculares e entre judeus e não judeus.

Com Avigdor Liberman (Israel Nossa Casa), Gideon Sa'ar (Nova Esperança) e Naftali Bennett (Yamina), não há muita esperança de avanço nas negociações com os palestinos. Por outro lado, a saída dos partidos religiosos ultraortodoxos e a entrada das legendas de centro, de esquerda e árabe podem impactar significativamente a vida dos israelenses, em especial a dos grupos minoritários que passaram mais de uma década sem representação no primeiro escalão ministerial.

O novo governo quebrou o primeiro paradigma ao incluir em seu seio o partido islâmico. Resta saber se será capaz de destravar outros caminhos em direção à resolução de problemas estruturais que atravessam a sociedade israelense.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.