Descrição de chapéu América Latina

Tiros atingem helicóptero em que viajava presidente da Colômbia

Iván Duque foi a região na fronteira com a Venezuela para apresentar plano de revitalização; não há feridos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

O helicóptero em que viajava o presidente da Colômbia, Iván Duque, foi atacado com tiros de fuzil na província do Norte de Santander, na tarde desta sexta-feira (25). Pelo menos seis disparos atingiram a aeronave, mas ninguém ficou ferido.

O mandatário estava viajando de Sardinata em direção a Cúcuta —a principal cidade da região, na fronteira com a Venezuela— quando o veículo foi alvejado.

Marca de tiro em helicóptero usado pelo presidente colombiano, Iván Duque
Marca de tiro em helicóptero usado pelo presidente colombiano, Iván Duque - Colprensa/Xinhua

Duque estava acompanhado de Diego Molano, ministro da Defesa, Daniel Palacios, ministro do Interior, e o governador de Norte de Santander, Silvano Serrano.

Em pronunciamento curto transmitido pelas redes sociais, o presidente colombiano disse que todos estavam bem. "Não vamos nos acovardar com a violência e com atos de terrorismo", afirmou. "Dei ordens para irem atrás dos que estão por trás deste atentado."

No Twitter, escreveu que "a Colômbia e suas instituições sempre derrotarão os criminosos". "Hoje mais do que nunca seguimos trabalhando com todo o amor pela Colômbia e venceremos os violentos."

O ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010) agradeceu a Deus, também na rede social. "Por sorte, o presidente Duque e os integrantes de sua comitiva saíram ilesos", escreveu.

O governo argentino condenou a ação com uma nota. "A chancelaria argentina expressa sua mais enérgica condenação ao atentado sofrido na tarde de hoje pelo helicóptero em que se deslocava o presidente da República da Colômbia, Iván Duque", diz o texto. "Em solidariedade com o povo e o governo da Colômbia, nosso país reitera sua mais firme rejeição ao uso da violência."

O governo dos EUA, a delegação da União Europeia e o chefe da missão da ONU na Colômbia, Carlos Ruiz Massieu, também reagiram contra a ofensiva. ​

Horas depois do ataque à comitiva presidencial, a imprensa colombiana mostrou imagens do helicóptero com as marcas dos tiros na fuselagem rompida. Duque e os ministros estavam na região para apresentar planos de revitalização econômica e social dias depois de um atentado a um quartel do Exército.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Na ação do dia 15 de junho, dois veículos explodiram dentro das instalações da base militar em Cúcuta. À época, Molano afirmou que se tratou de um ato terrorista, embora o ataque não tenha sido reivindicado por nenhum grupo.

Segundo o ministro, 36 pessoas ficaram feridas, 3 das quais com certa gravidade —não houve mortos. Um dos veículos usados foi uma camionete branca conduzida por dois homens que se passaram por militares, afirmou o ministro.

À rede Caracol de televisão o general Marco Evangelista Pinto, da segunda divisão do Exército, afirmou que os veículos estavam dentro do quartel, mas próximo ao portão de entrada e longe de áreas mais movimentadas, como dormitórios de soldados, por exemplo.

A base usada pela 30ª Brigada do Exército, no bairro de San Rafael, é a mais importante desta zona da fronteira entre Colômbia e Venezuela, pois dali são coordenadas as operações contra grupos ilegais.

Altamente militarizada de ambos os lados, a região da divisa da Colômbia com a Venezuela tem sido palco de enfrentamentos entre grupos criminosos locais, guerrilhas e suas dissidências. Apesar do acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), os militares do país continuam a enfrentar membros do Exército de Libertação Nacional (ELN), gangues e ex-integrantes das Farc que rejeitam o pacto —todos eles atuam na província de Norte de Santander, onde a 30ª Brigada opera.

Segundo o ministro da Defesa, a hipótese inicial da investigação é a de que o ELN seja responsável pelo ataque, mas o envolvimento de dissidentes das Farc também é investigado.

O presidente da Colômbia, Iván Duque, em entrevista em Bogotá, em março - Luisa Gonzales - 12.mar.21/Reuters

Além da importância militar, a região é um dos principais pontos de saída de refugiados da Venezuela e tem grande importância geopolítica. No local também transitam as famosas "trochas", pelas quais passam contrabando de drogas, combustível e outros bens.

A ditadura de Nicolás Maduro acusa Duque de infiltrar por ali "agentes desestabilizadores", supostamente enviados pelos EUA, para atacar o governo venezuelano. Já o presidente colombiano considera que Maduro abriga grupos criminosos e dissidências de guerrilhas colombianas apenas para desestabilizar sua autoridade na região.

A Colômbia enfrenta, há quase dois meses, uma onda de protestos contra o governo que já deixaram ao menos 63 mortos, incluindo dois policiais. Em resposta, Duque anunciou um conjunto de medidas para modernizar o Ministério da Defesa e promover a “transformação integral” da polícia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.