Descrição de chapéu África

Tropas do Tigré retomam capital da região, e governo da Etiópia anuncia cessar-fogo

Província ao norte do país é palco de conflitos armados desde novembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Amba Giorgis (Etiópia) | Reuters

Em uma reviravolta na guerra civil que há oito meses atinge o Tigré, na Etiópia, os combatentes da região anunciaram nesta segunda-feira (28) a retomada do controle da capital, Mekele, enquanto o governo central retirou suas tropas e declarou um cessar-fogo unilateral de início imediato.

O movimento é uma mudança dramática em um conflito que começou em novembro, quando o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed Ali, iniciou uma ofensiva militar contra a Frente de Libertação dos Povos do Tigré (FLPT), partido nacionalista que governa a região. Ele justificou a medida acusando as tropas adversárias de atacar uma base militar do governo para roubar armas e outros equipamentos.

Por trás do argumento estão, na verdade, disputas étnicas históricas no país, uma vez que o atual premiê —o primeiro da etnia omora a assumir o poder— vem sendo acusado de perseguir os tigrínios, que governaram a Etiópia por três décadas. Abiy assumiu o posto em 2018 com o discurso de privilegiar o sentimento nacional em detrimento das divisões, algo posto em xeque com o conflito no Tigré.

Garota de 12 anos de idade ferida após ataque aéreo do governo da Etiópia a um mercado em Togoga, na região do Tigré
Garota de 12 anos de idade ferida após ataque aéreo do governo da Etiópia a um mercado em Togoga, na região do Tigré - Yasuyoshi Chiba - 24.jun.21/AFP

Desde então, a província é palco de uma série de enfrentamentos armados que, de acordo com estimativas da ONU (Organização das Nações Unidas), já levaram 350 mil pessoas à beira da fome e milhões a abandonarem suas casas rumo a outros países, em especial o Sudão.

“Essa declaração de cessar-fogo unilateral começa hoje, 28 de junho de 2021, e irá permanecer [em vigor] até o fim da temporada de cultivo [setembro]”, disse em comunicado divulgado nesta segunda o governo, segundo o qual a decisão foi a pedido da gestão interina no poder até a retomada da capital pela FLPT.

A agência de notícias Reuters não conseguiu determinar se a suspensão das hostilidades foi debatida com os tigrínios. Em publicação na página do Facebook da Tigré Media House, afiliada à Frente de Libertação, Liya Kassa, uma das porta-vozes do partido, disse que eles vão lutar "até a saída dos inimigos".

lá fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Descrevendo cenas de celebração nas ruas, moradores da capital disseram ter visto tropas rebeldes na cidade pela primeira vez desde a expulsão pelo governo central. Eles também relataram que as forças oficiais empacotaram seus pertences e deixaram suas bases na manhã desta segunda.

Horas depois, a autoridade máxima do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Henrietta Fore, acusou o Exército nacional de entrar no escritório da organização na capital Mekele e desmontar um equipamento de satélite. Fore disse que a ação viola as regras do direito internacional e pediu que os dois lados do conflito respeitem o trabalho das agências humanitárias. "A prioridade do Unicef no Tigré e na Etiópia é ajudar as crianças vulneráveis, incluindo as 140 mil que estão em condições semelhantes à fome", disse em comunicado. "Nós não somos e nunca deveríamos ter sido um alvo."

O secretário-geral da ONU, o português António Guterres, afirmou ter conversado com o premiê Abiy e estar esperançoso com um fim definitivo dos confrontos na região. "É essencial que civis sejam protegidos, que a ajuda humanitária chegue às pessoas e que uma solução política seja encontrada."

A reconquista de Mekele vem após uma escalada de tensões no conflito. Na última semana, um ataque aéreo de forças do governo a um mercado deixou ao menos 64 civis mortos e 180 feridos em Togoga. Os números foram divulgados pela população e por líderes locais, que também acusam o Exército etíope de impedir o acesso de socorristas à região para transferir feridos a um hospital da capital.

Na última sexta (25), três colaboradores da ONG Médicos Sem Fronteiras foram assassinados no Tigré enquanto prestavam ajuda humanitária —somente entre novembro e abril, quando se intensificaram os conflitos, a organização realizou 86 mil atendimentos na área.

O anúncio desta segunda se dá em meio às eleições nacionais realizadas na maior parte do país em 21 de junho. Na primeira semana de setembro, participarão os moradores de 20% dos distritos eleitorais que ainda não puderam realizar a votação devido a fatores como violência ou problemas logísticos.

O pleito é o primeiro grande teste do primeiro-ministro Abiy, que se manterá no posto caso a sua legenda, o Partido da Prosperidade, conquiste a maioria das 547 cadeiras da Assembleia Nacional.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.